Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Primeiros screenshots do MadHatter (desktop linux) da Sun

Notícia publicada por brain em agosto 25, 2003 11:12 AM | TrackBack


Joerlei P. Lima (joerlei@entele.com.br) disse: " Aqui estão alguns screenshots do Mad Hatter. Pelo que pude ver, esse será o primeiro desktop Linux que será realmente 'apelativo' pro mercado desktop 'normal'. Seria muito bom se a Conectiva fizesse uma parceria com a Sun pra oferecer uma opção desse desktop voltada ao mercado nacional."

Mad Hatter
[Uma das telas do desktop da Sun]

Não compartilho da opinião do Joerlei sobre este ser o primeiro desktop Linux com apelo junto ao mercado, mas aparentemente o software será de boa qualidade, pois se trata de uma customização do conjunto GNOME + Mozilla + Evolution, com a adição do StarOffice (que pertence à Sun) e ênfase no Java (que também é dela). Faltou dar detalhes sobre qual a distribuição de Linux que será embutida como suporte ao desktop Mad Hatter, mas acredito que esta omissão foi intencional - provavelmente teremos detalhes a respeito posteriormente.

De qualquer forma, o surgimento de mais e mais opções de desktops comerciais baseados em software livre mostra que estamos chegando lá. Mesmo quando o argumento de vendas por parte do ofertante é "somos compatíveis com o Windows" ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» jcarlos () em 25/08 12:13

pelas screenshots o desktop da ximian ta mais bonito =P

por enquanto eu nao acho q vao fazer grandes alteracoes no desktop padrao do gnome.. vao so alterar o tema, alguns icones, talvez criem algum utilitario de configuracao..
o diferencial acho q ta no staroffice que vao incluir, e provavelmente cobrar $$ por ele...


» michel () em 25/08 13:12

Não sou contra esta política, se eles tivessem um sistema bem enxuto, com ferramentas de configuração para tudo e um preço não abusivo, eu acho que seria perfeitamente possivel a convivencia dela com os usuários avançados que prestariam serviços de implantação, assim a empresa teria caixa para investimentos...


» Cesar Cardoso () em 25/08 14:02

A comparação com as ofertas da Ximian (XD2) ou da RedHat (BlueCurve) não são válidas, porque o MadHatter é um movimento defensivo da Sun para evitar a perda de clientes atuais - que estão usando CDE, lembremos disso - para outros vendedores Linux.

(Tá, o MadHatter não dá nem pra saída contra XD2, Bluecurve e talvez contra o Galaxy, mas como eu disse lá na frente não é o caso)

O interessante, isto sim, é comparar com os screenshots do Solaris 10 que está em http://anyweb.kicks-ass.net/solaris10screenshot.png (deve-se notar que foi levemente mexido, conforme o proóprio autor confessou em http://www.mail.ac/users/bruno/solaris10.html). E, neste caso, o MadHatter dá de dez a zero no Solaris 10.


» Lewis () em 25/08 21:55

A Sun é gigante e só de ela estar utilizando Linux já é uma boa notícia.

Melhor vai ser quando ela trocar o Solaris pelo Linux, que eu considero só questão de tempo.


» Alex-Gurgel () em 26/08 03:56

Provavelmente o sistema Gnu/Linux que eles venham a usar como suporte ao MadHatter seja o RedHat mesmo. Afinal MadHatter quer dizer "Chapeleiro Louco" !!


» Joerlei P. Lima () em 26/08 08:39

Se não me engano (não tenho a fonte da informação), ele se baseia no Red Hat 9.


» f2r () em 26/08 09:12

A sun tambem andou conversando com o pessoal da SuSe, entao nao da pra saber muito bem qual distro vai der.
Para p Lewis, a sun deixar o solaris e' meio utopico.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.