Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revisitando a História: o lançamento do Linux 0.01, em 1991

O KernelTrap realizou algumas escavações arqueológicas e trouxe a público uma pequena coleção de documentos e comentários da época do lançamento da versão 0.01 do kernel Linux, quando tudo era bem diferente de hoje: Linus Torvalds afirmava que o seu kernel era apenas um hobby, não era portável e não seria grande e profissional como o GNU (que na época já estava desenvolvendo seu próprio kernel, o Hurd).



Na versão 0.01 havia suporte ao disco rígido, tela, teclado e portas seriais, o filesystem adotava o mesmo layout do Minix (embora não houvesse código do Minix no Linux), havia extensos trechos em assembly, e ela já era capaz de rodar o bash e o gcc.

O material selecionado pelo KernelTrap inclui a primeira menção de Linus ao seu kernel, o primeiro anúncio, algumas das discussões iniciais sobre recursos e portabilidade, e as notas de lançamento da primeira versão.

Saiba mais (kerneltrap.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Carvalho
Estou com pensando em tentar: Estou com pensando em tentar um LFS com o kernel 1.0, estou garimpando informação e acho que vou tentar isso com no VMWare primeiro com uma distro mais antiga (Slackware 7?) como base. Alguém já tentou algo parecido para me ajudar com informação?
Comentário de Lucas_Panurge
é até meio estranho ver: é até meio estranho ver ele magrelão e hj ele tá quase aquele goleiro serjão :P

--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de chronos
hehe: e assim são os homens meu caro :]

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
http://www.gentoobr.org
http://planet

Comentário de MaxRaven
Cuidado!: Fica esperto Lucas, vc tbm pode ficar assim hehehe
Fiquei curioso pra saber que garrafa é aquela na frente dele, cerveja? Se for tá explicado.
Comentário de alankelon
veja o final da matéria no: veja o final da matéria no kerneltrap :)
Comentário de samuelbh
Quer ver mais fotos do Linus?: Basta entrar no google e procurar por imagens com as seguintes palavras chave: Linus Torvalds. O engrçado que a primeira figura que apareceu pra mim foi ele de sunga...kkkkkkkkk
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Dicas: Eu particularmente acho uma perda de tempo fazer isso, primeiro por que vai ser difícil encontrar versões antigas dos pacotes necessários para fazer o bootstrap do kernel 1.0, e segundo pela questão do hardware. O VMWare não vai te ajudar muito. :)

De qualquer forma se quiser tentar, recomendo você instalar o Slackware 1.1.2 (kernel 0.99.15, gcc 2.8.5 e libc 4.5.19) em um 486 com um disco IDE antigo, e a partir dele fazer um bootstrap em outra partição. De repente funciona. :)

Dependendo de onde você estiver, é possível encontrar um 486 funcionando em lugares que vendam sucata de material de informática. O Slackware 1.1.2 você pode encontrar no mirror que o Buick mantém com versões anteriores ao Slack 3.5:

ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/historic/slackware-1.1.2/

Boa sorte.

Leo
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004