Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Reviravolta: Prefeitura de Rio das Ostras é pioneira em parceria com Microsoft no Estado do Rio

Leia também:




“Mais uma vez leio uma notícia relacionada à Prefeitura de Rio das Ostras, RJ, relacionada com software proprietário. Onde estão às notícias relacionadas com softwares livres. As iniciativas nesta área pararam?

"Rio das Ostras é pioneira em parceria com Microsoft no Estado do Rio: O pioneirismo da Prefeitura de Rio das Ostras na área da informática educacional foi mais uma vez reconhecido. Depois de ser finalista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores – Brasil 2006, Rio das Ostras foi convidada para ser a primeira cidade pólo no Estado do Rio do Programa Aluno Monitor, uma parceria da MS com o Instituto Crescer. A iniciativa vai possibilitar a formação de professores e, posteriormente, de alunos qualificados para apoiar a gerência de laboratórios de informática das suas escolas ou comunidades. A aula inaugural será nesta segunda-feira, dia 18, das 8h00 às 17h00, na Escola Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança..."”


Enviado por Julio Nascimento (juliocabofrioΘpop·com·br) - referência (jornalprimeirahora.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Infelizmente alguns: Infelizmente alguns administradores públicos não vêem ou sequer conhecem as vantagens do software livre aplicado à educação e inclusão digital.

É justamente nesse ponto que a M$ age, encobrindo as possibilidades com acordos vantajosos de licenças baratas e a velha máxima de preparar mão-de-obra para o mercado de trabalho.

Mas temos que fazer o possível, questionando junto às autoridades máximas (Ministério Público, por exemplo) o conteúdo desses acordos e colocando sempre as vantagens agregadas ao uso do SL em projetos sociais.

Já o mercado de trabalho se, este se adaptará adequadamente ao SL quando for o tempo e se contarmos com as exigências de hardware do Vista, M$ Office, DRM e outros aplicativos, este tempo está mais próximo do que muitos imaginam.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Roger Lovato
desperdício público: Isso tem um nome, que nós brasileiros somos tão acostumados que nem mais reparamos nessas coisas: desperdício de recursos públicos.

Independente de Windows ou Linux, isso é mais uma demonstração das brincadeiras que os nossos ocupadíssimos políticos fazem com o nosso dinheiro. Isso é um círculo vicioso onde um governo faz para o outro desfazer.

A prefeitura de Rio das Ostras bancou uma equipe para fazer uma distro que seria utilizada na inclusão digital, um projeto maravilhoso e de repente até pioneiro no Brasil. Queimaram mídias, distribuíram e fizeram o maior barulho. Para quem não sabe, eles fizeram o Tatuí Linux, baseado no Kurumim.

Agora, uma nova gestão, sem se preocupar com nada do que já foi investido, de forma muito simples e deselegante retira tudo e coloca Windows através de uma parceria com a Microsoft. Depois, entrará um novo gestor que jogará tudo fora e volta para o Linux e quem sabe o próximo não volta para o Windows?

Não que esteja acontecendo nesse caso, mas por se tratar de política em nosso país, que atualmente está tão desgastada, será que alguém não está levando uma bolada nessa também? Ou será que a MS é tão boazinha assim e fez uma parceria tão limpa quanto a política brasileira?

--
--
Roger Freitas Lovato
Visite: http://www.roger.lovato.com.br

Comentário de eje del mal
Hierbabuena: Se entrar um dinheirinho forte, até eu quero...

Não se preocupem, já estou vendo gente bastante interessada em Linux, apesar das intempéries. Já ouvi alguém (me parecia leigo) dizendo que quem conhece Linux arruma emprego.
Comentário de profano
Há uma sequência de fatos...: Caro CWAGNER (e demais usuários do BR-Linux);

Durante a gestão dos dois últimos ex-governos do RJ (Matheus e Rosinha Garotinho) fora estabelecida um relação mais efetiva entre o Governo do Estado do RJ e a Microsoft. Assim foi que, o Governo do RJ cedeu à Microsoft uma área na Região de Petrópolis, para que ali fosse instalado um Polo de Desenvolvimento daquela Empresa Privada Norte-Americana (Multinacional). Pessoalmente, não busquei saber quais razões foram inseridas no contexto do acordo (é claro que se trata de um acordo bi-lateral e não de uma simples doação), mesmo porque só tomei conhecimento após o fato consumado, quando foi amplamente divulgado.

Há cerca de uns três anos, aproximadamente, vim saber de um trabalho em execução, no sentido da implementação de uma Rede de Integração de todas as Unidades Municipais do Estado do Rio de Janeiro, em sistema de universalização para acesso à Banda Larga pelos Órgãos do Estado e Municipais, priorizando as Redes de Ensino, Hospitalar, de Segurança Pública e a de Justiça, ficando as demais para serem incorporadas em seguida.

É evidente que o governo atual - Sergio Cabral - PMDB - (mesmo Partido Político de seus antecessores) teria que dar continuidade ao que já fora anteriormente desenvolvido, acrescentando-se, parece-me, que a execução envolveria parceria público-privada.

Li, dia destes, o mesmo está ocorrendo no Estado de Minas Gerais e, possivelmente estará ocorrendo em outros Estados; Portanto, não se assustem com notícias idênticas ou parecidas que surgirão na mídia, em futuro próximo...

Um velho e popular jargão diz que "Mineiro trabalha em silêncio". Certamente, devemos reconhecer a perspicácia, denôdo e inteligência com que o Mr. William Gates constrói o seu já vasto Império. BG, o "mais mineiro" de todos os mineiros de que a história conhece.

Saúde e Paz a todos,
Profano.




Comentário de tresloukadu
A política brasileira já: A política brasileira já possui uma ferrugem histórica de roubos, ignorância e todos os males que já estamos acostumados a ver na TV.


Muitas vezes os políticos que estão no poder são semi-analfabetos e mal sabem escrever o próprio nome. (Vide o nosso presidente).


Seria querer de mais de nossa parte que algum político (nesse caso o prefeito), fizesse algo em benefício do povo. Ele mal deve saber o que é computador. Muito mais saber o que é software livre.


Nesses casos existe um jogo de poderes muito grande por trás. A microsoft a politíca. Muitas vezes o politicos recebem "presentinhos" dessas empresas para fazer a vontade delas etc...


Isso sempre acontece....

Uma vez quando eu estudava na cefet na aula de equipamentos de redes, não tinhamos mais roteadores para fazer os exercicios.


Cadê os roteadores?????

O professor disse que os roteadores tinham sido emprestados pela Caixa Econômica por tempo indeterminado.

Massss a Caixa assinou um contrato com a IBM para trocar todos os equipamentos ( que eram da CISCO).

A IBM estipulou no contrato que todo os equipamentos da CISCO teriam de ser retornados para a ela própria (a IBM). (Provavelente para serem destruídos (também para nós alunos nao saírmos da escola com o nome "CISCO" na cabeça.... ).

E assim perdemos todo o equipamento para fins educacionais... só pudemos utilizar nos computadores os programas da cisco.... O_O


bom isso é só um exemplo do jogo de poderes que ocorrem por aí....


O_O


t+

Comentário de Manoel Pinho
Rio das cracas: Hoje parece até primeiro de abril de tantos vira-casaca fazendo acordos com a M$...

Rio das Ostras já apareceu aqui muitas vezes como estudo de caso e referência de implantação de linux

http://br-linux.org/noticias/002499.html

http://augustocampos.net/revista-do-linux/033/servico_publico.html

Essa reviravolta, me perdoem, é fruto de um poderoso lobby que tenta apagar qualquer "incêndio" de adoção de SL assim que as primeiras chamas acontecem. Rio das Ostras é um município pequeno e essas reviravoltas dão belos estudos de caso para colocar no site da M$, dizendo que XYZ migrou de volta para windows depois de uma experiência fracassada com linux.

É muito fácil comprar políticos de forma direta (corrupçao) ou indireta, prometendo geração de empregos e instalação de filiais da empresa ou algo assim. Já ouço há anos esse papo de que o RJ tem uma vocação natural para ser um pólo de produção de software e basta uma promessinha da M$, a maior, ou pelo menos a visivelmente maior, empresa de software do mundo para jogarem toda a política pró-SL no lixo...
Comentário de terramel
Infelizmente quem acaba: Infelizmente quem acaba perdendo com isso são as crianças ;/

Mais uma vez estão querendo viciar as crianças nas drogas da Micro$oft. Por causa de políticos retrógrados, corruptos, alienados e ignorantes vemos todo o esforço que havia sido feito ir por água abaixo. E como o Manoel Pinho comentou, vai realmente acabar saindo isso no site da Micro$oft e nas revistas que contem as propagandas Get The Facts (FUDs).... Não se espantem se ao abrirem uma revista lerem algo como "Prefeitura do Rio das Ostras migra para Windows Server ao perceber as dificuldades encontradas no Linux"..

Infelizmente a coisa já está nesse pé! A batalha começou e provavelmente vai ser longa, dura e sangrenta! A M$ não quer mudar. Ela é uma empresa parada no tempo que só tem um desejo: manter seu monopólio e continuar esmagando quaisquer concorrentes que apareçam! Ela tem muito dinheiro para isso e com esse dinheiro ela está comprando não apenas publicidade, mas também a opinião dos veículos de comunicação, os políticos e também as várias empresas de tecnologia ou não. Mas o pior é que ela também está comprando várias pessoas e empresas ligadas ao Software Livre como Novell, Xandros, Linspire... Ela faz isso justamente para aumentar seu poder de FUD!

Agora é a hora que a comunidade deve deixar as diferenças de lado e se unir nessa batalha (assim como Linus está aceitando mais a GPL3 - não sei se este foi um bom exemplo...). Não podemos deixar a M$ derrubar o Software Livre. Eles podem ter grandes recursos financeiros, a mídia, alguns políticos e algumas empresas do lado deles... Mas eles não tem a inteligência que nossa comunidade tem! Eles apenas crescem enganando, fazendo FUD e comprando os outros. Assim como o império romano caiu a M$ vai cair também.. Eles não podem contra o Software Livre.

--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de Davidson Flores
Pagar com traição a quem sempre lhe deu a mão: Quando a cidade era esquecida, e lembrada apenas pelos veraneios , a comunidade e o sistema opensource servia como uma luva para a mesma. Mas depois que a cidade enriqueceu , o petróleo subiu a cabeça e junto com eles a ganância e o dinheiro dos roads invadiram Rio das Ostras eles viraram as costas para o Linux e juntaram-se a MS.

então deixo como reflexão a letra de João Bosco.

"Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão"

Chora não vou ligar
Chegou a hora
Vai me pagar
Pode chorar pode chorar (mais chora)
É, o teu castigo
Brigou comigo
Sem ter porque
Eu vou festejar, vou festejar
O teu sofrer, o teu penar
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão
La laia, la laia
La la la
Eu vou festejar, vou festejar
O teu sofrer, o teu penar
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004