Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Baixe livros técnicos gratuitamente


“Você está procurando compulsivamente por bibliografias que abordem JAVA, PHP, ou Perl? Não consegue encontrar nada muito específico na biblioteca da sua universidade ou escola técnica e, os exemplares impressos estão pela “hora da morte”, certo?



Então que tal baixar gratuitamente alguns títulos que cercam estas temáticas? Não, isso não é trote não! A APRESS liberou alguns títulos, em formato PDF, na íntegra e de graça. Os livros disponíveis para download não são exatamente atuais (por volta de 2004), é verdade, mas isso não significa baixá-los não se justifica; muito pelo contrário!”


Enviado por Jackson Laskoski (jackson_laskoskiΘyahoo·com·br) - referência (jack.eti.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
livros bons: excelente achado!

vou compartilhar aqui alguns links.

a o'reilly tem uma pagina semelhante: http://www.oreilly.com/openbook

o practical common lisp tem versao em html: http://www.gigamonkeys.com/book/

ainda sobre common lisp:
on lisp: http://www.paulgraham.com/onlisptext.html

alguns livros sobre scheme:
TY-Scheme in Fixnum Days:
http://www.ccs.neu.edu/home/dorai/t-y-scheme/t-y-scheme.html
SCIP: http://mitpress.mit.edu/sicp/ (a bíblia, heh)
HTDP: http://www.htdp.org/
Sketchy lisp: http://t3x.org/sketchy/vol1

sobre ocaml:
http://caml.inria.fr/pub/docs/oreilly-book/html/index.html

todos excelentes livros pra ler online. (alguns tem versão em .pdf também). pra falar a verdade, é difícil achar assunto que não tenha boa cobertura na internet :)
Comentário de nemesis
bem, vamos lá: mais alguns excelentes links interessantes tanto pelo conteúdo quanto pela perspectiva histórica ou simplesmente por outra perspectiva sobre a arte de computar:

Structure and Interpretation of Computer Programs
um clássico e influencial livro-texto sobre abstrações e computações usado nos cursos de CS do MIT. Primariamente escrito em Scheme mas com idéias gerais sobre o processo.

How to design programs Uma perspectiva moderna e escrito por feras em Scheme, altamente influenciado pelo acima.

Why Functional Programming Matters
pq sim. :)

o site do Simon Peyton Jones, um dos papas de Haskell, e atualmente trabalhando na M$ Research (vcs acham que eles são bobos, é?). Muitos documentos legais sobre programação funcional e Haskell em particular.
Esse aqui dá uma visão geral sobre implementação de linguagens funcionais.
Esse é uma perspectiva sobre IO/concorrência/excessões/ffi em uma linguagem puramente funcional como Haskell


site do consultor Bruce Eckel
, contendo o excelente Thinking in C++ e também Thinking in Java.


livro de 1996 do professor Niklaus Wirth
sobre construção de compiladores.

no portal ACM classics, um punhado de clássicos da Ciência da Computação, incluindo:
Structured programming
O. J. Dahl, E. W. Dijkstra, C. A. R. Hoare
Year of Publication: 1972
Computation: finite and infinite machines
Marvin L. Minsky
Year of Publication: 1967
The relational model for database management: version 2
E. F. Codd
Year of Publication: 1990
Smalltalk-80: the language and its implementation
Adele Goldberg, David Robson
Year of Publication: 1983

é, paro por aqui e deixo os interessados em se aprofundar nesse assunto tão interessante que é CS a cargo do Google... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
oxi! não vi que vc já: oxi! não vi que vc já tinha mencionado SICP e HTDP! bom trabalho! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Os magos revelando seus: Os magos revelando seus segredos.

Tremo só em imaginar sobre o que vocês estão lendo ultimamente :D

Valeu pela lista, e lá vamos nós, preparar um CD e arrumar tempo... Acho que tenho uns minutos durante a madrugada ou quem sabe enquanto ouço o jornal da manhã.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Jack
Link original atualizado: Olá Elias e nemesis,

Aproveitando as excelentes dicas enviadas por vcs aqui nos comentários deste post, resolvi atualizar o original (com as devidas citações, é claro): http://www.jack.eti.br/www/?p=196

Abraços!

Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br
Comentário de Itibere Mattos
Livros Gratis: Pena que estão todos em Inglês. A maiorias das pessoa até arranham um pouco, mas para ler livros como esses não dá.
Comentário de marcelovborro
Quer um conselho? Se: Quer um conselho? Se pretende trabalhar com isso ou levar mais a sério, aprenda inglês ;-)

Marcelo Vivan Borro
Comentário de nemesis
cara, traduzir o clássico: cara, traduzir o clássico SICP sempre foi um dos meus objetivos. Infelizmente, não encontrei tempo para mesmo terminar o capítulo 1. Mas toda vez que dou uma relida, a vontade de compartilhar essa riqueza com meus compadres tupiniquins volta. Pode ser que esses dias saia o capítulo 2. :)

de qualquer maneira, pra quem gosta de programar, conhecer novas linguagens é sempre um prazer. E isso inclui inglês... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Tradução: Nossa! Ahahahaha! Não li nem absorvi o livro _todo_, mas o SICP tem umas passagens inspiradores o suficiente pra eu traduzir e colar pra alguém no MSN ou outro meio.

Do tipo:

Não é exagero afirmar que a idéia mais fundamental na programação é:

O avaliador, que determina o significado das expressões em uma linguagem de programação, é só mais um programa.


Apreciar esse ponto é mudar nossa imagem como programadores. Começamos a nos ver como projetistas de linguagens, ao invés de apenas usuários de linguagens projetadas por outros.

Que tal fazer um wiki pra traduzir o rapaz? Tipo no wikia. Não custa nada fazer e permite que se vá armazenando o que for traduzido "on the fly", sem precisar "lançar" (Os autores do livro _dificilmente_ iriam fazer alguma reclamação. O abelson é, na verdade, radicalmente contra o copyright em si).

Eu tenho como mais-ou-menos-projeto pessoal traduzir as *aulas* que eles gravaram no MIT que seguiam o conteúdo do livro. Essas aqui: Abel-Sussman Lectures.

Eu fico tentando convencer meus amigos a verem pelo menos o primeiro dia, porém o inglês é realmente uma barreira pra muitos. Esses videos ai me deram um novo insight no estudo da computação, e aquilo é na década de 80! O monitor que eles usam pra mostrar o EDWIN rodando mais parece uma televisão. :~~~

Meu problema é pegar de ouvido o que falam, na hora, pra fazer o texto em inglês. Sincronizar as legendas e depois passar os diálogos de ingles pra portugues parece mais fácil. Se eu encontrasse na net as legendas em inglês já sincronizadas, seria uma tarefa mais simples.

Eu também queria dar uma olhada nessas aulas aqui também: SCIP Course.

Como informação, eu achei essas as aulas no cliki: SCIP. O primeiro conjunto em formato avi/divx ou mpeg, o segundo em real media. =)
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Eu até adquiri certo: Eu até adquiri certo inglês técnico, sabe? De tanto conversar na internet e ler textos em inglês. Vou te dar um exemplo: Wikipédia. Grosso modo, os artigos em português possuem qualidade inferior. Não tem a quem culpar, é que a comunidade Wiki-en é maior, tem panelas menos centralizadas e é mais viva. Enfim, já me acostumei a ler a EN. Outra coisa que me força a ler inglês: freenode. Boa parte dos canais são internacionais e é sacanagem ficar falando em português né.

Infelizmente a língua franca da internet não é a minha lingua mãe. Ou talvez felizmente: se eu falasse inglês nativamente talvez tivesse menos incentivo pra aprender outro idioma. E idiomas, são, sim, legais de serem aprendidos. =D

Portanto, aprende um ingles técnico aí! Te garanto que a maior barreira pra ler um livro como o SICP não é o idioma :)

(Isso me lembra um cara num blog dizendo: "Se vc não sabe inglês, é bom que aprenda antes de ler Ulysses. Mas é bom aprender mesmo: a maioria dos falantes nativos também não consegue ler Ulysses no original")
Comentário de nemesis
eu gosto dos 2 parágrafos: eu gosto dos 2 parágrafos iniciais, que dão o tom do livro:


Estamos prestes a estudar a idéia de um processo computacional. Processos computacionais são seres abstratos que habitam os computadores. Conforme evoluem, processos manipulam outras coisas abstratas chamadas dados. A evolução de um processo é dirigida por um padrão de regras chamado um programa. Pessoas criam programas para direcionar processos. De fato, conjuramos os espíritos do computador com nossas fórmulas de encantamento.

Um processo computacional é realmente bastante parecido com a idéia que um feiticeiro faz sobre um espírito. Ele não pode ser visto ou tocado. Não é composto de matéria, absolutamente. No entanto, é bastante real. Ele é capaz de realizar trabalho intelectual. Ele pode responder a perguntas. Ele pode afetar o mundo ao debitar dinheiro em um banco ou controlando um braço robótico em uma fábrica. Os programas que usamos para conjurar processos são como os feitiços de um feiticeiro. Eles são cuidadosamente compostos de expressões simbólicas em arcanas e esotéricas linguagens de programação que prescrevem as tarefas que queremos que nossos processos realizem.


Não é à toa que é chamado o Livro do Mago...

Não sei se a idéia do wiki cola: é uma tradução de um livro consagrado, palavra por palavra, mas wikis geralmente dão acesso a modificações irrestritas. Não quero ficar de cabeça quente buscando alterações indevidas ou opiniões pessoais...

Rapaz! Eu pus uma banda larga meio boca aqui em casa. Tá doido que vou baixar vídeos de 500MB! :P

talvez no trabalho eu dê uma olhada...
*update*
me ferrei! No trabalho, filmes não estão exatamente bloqueados, mas aparentemente tem a banda limitada: 5Kb/s! :P

melhor em casa mesmo: o melhor que já consegui foi uma paletra do SPJ de 230MB em cerca de 2 horas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Começo da primeira aula. O: Começo da primeira aula. O abelson escreve no quadro "COMPUTER SCIENCE" e diz algo como:
Nós vamos estudar esse assunto durante esse semestre. É uma área que tem um nome estranho. Não é sobre computadores (risca o computer) e não é uma ciência (risca o science). É talvez uma arte, ou engenharia, mas não uma ciência. Na verdade, como vamos ver ao longo do curso, é muito mais parecido com mágica. E não é realmente sobre computadores no mesmo sentido que a astronomia não realmente é sobre telescópios; ou no mesmo sentido que a biologia não é realmente sobre microscópios.

Existe uma área que, nesse aspecto, é muito parecida com a computação: a geometria. Geometria tem esse nome, "medição da terra", porque os egípcios antigos a usavam exatamente para isso. Para eles, a geometria era só a técnica de usar instrumentos de medição de terra. Hoje nós sabemos que é uma área muito mais geral do que isso. E o curioso é que, em certo sentido, eles provavelmente entendiam mais sobre a essência da geometria do que entendemos, hoje, sobre a essência da computação.


Sobre baixar: eu já baixei filmes por discada, demorava meses, ok; mas já se passaram mais de 20 anos desde que essas aulas foram gravadas, alguns meses a mais não faz muita diferença.. uhahuahua

Sobre wiki: mas é isso que é interessante num wiki! Vc não é o único editor; as pessoas podem te corrigir; vc não não tem controle sobre ele; vc irá se estressar se tentar controlar seu conteúdo. Eu sugeri ele apenas como um processo de elaboração inicial, não como meio de publicação. Ele dá certo estímulo pra vc traduzi-lo e eventualmente mudanças externas serão úteis (mas não conte com isso :P). Existem também wikis fechados, porém eles não são tão legais.
Comentário de nemesis
pô, pra quem não entende: pô, pra quem não entende muito inglês falado, até que tu saca bem... :)

"Sobre baixar: eu já baixei filmes por discada, demorava meses, ok;"

tu tá é doido! :P

"Sobre wiki: mas é isso que é interessante num wiki! Vc não é o único editor; as pessoas podem te corrigir;"

wikis são bons para documentação colaborativa. Mas a tradução de uma obra de literatura é sua publicação em outra língua, apenas. O que me garante que não vai ter a toda hora um engraçadinho modificando o sentido do texto original aqui e ali? Essa é uma das razões para o texto da GPL, por exemplo, não permitir modificações.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Wiki: Bom, isso se vc pensar no wiki como um meio de publicação, eu sugeri como meio de colaboração/brainstorming. Se vc quer uma tradução rigorosa, vc precisa revisar cada capítulo da tradução antes de publica-lo. O wiki apenas torna esse requerimento mais óbvio :P

E vc está supondo que a quantidade de vandalismo/trolls seria maior que a quantidade de ajuda externa, eu acho que dificilmente é o caso.

Porém tudo bem, foi só uma sugestão, é que eu gosto de wikis com esse propósito =)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004