Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Não ao DRM na TV Digital Brasileira: Quatro ministérios afirmam ser contra bloqueio de cópias

A agência especializada Pay TV divulgou uma nota técnica assinada por quatro ministérios sobre a questão dos mecanismos anti-cópia na TV digital, conhecidos como DRM (Digital Rights Management). O documento aponta os prováveis motivos que levaram o governo federal a não aceitar o bloqueio de gravação proposto pelo Fórum do SBTVD e pelos radiodifusores.

O documento foi assinado pelos ministérios da Ciência e Tecnologia; Cultura; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e das Relações Exteriores. De acordo com a nota dos ministérios, a norma ISDTV nº. 05 (que trata da questão da proteção de conteúdos) concede aos radiodifusores poderes unilaterais para determinar a maneira pela qual o público poderá fazer uso do conteúdo, "restringindo direitos consagrados pela Constituição Federal".

Saiba mais (softwarelivre.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Arauca
Ótimo,: Ótimo,
DRM não tá com nada.

Na prática, a adoção do DRM não permitiria que fosse gravado o conteúdo em alta definição, reduzindo a qualidade, ou simplesmente bloquearia a gravação mesmo??

"A previsão de instalação, mandatória, em cada aparelho receptor, de hardwares de interface HDMI com a obrigatoriedade de aplicação do Protocolo HDCP, nos termos dispostos na norma, terá o efeito, na prática, de delegar ao radiodifusor a decisão tanto de conceder ou não ao espectador os direitos previstos na Lei Autoral quanto de disponibilizar-lhe conteúdos em domínio público."


Mas sem hardware compativel, consigo gravar (com qualidade inferior), correto?
Comentário de nemesis
em país de piratas, quem: em país de piratas, quem tem DRM é rei... :P

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fred
Não precisamos nos: Não precisamos nos preocupar pois isso vai ser facilmente burlado.
Comentário de sem@email.com
""a norma ISDTV nº. 05 (que: ""a norma ISDTV nº. 05 (que trata da questão da proteção de conteúdos) concede aos radiodifusores poderes unilaterais para determinar a maneira pela qual o público poderá fazer uso do conteúdo, "restringindo direitos consagrados pela Constituição Federal"."

Lamentavel.

O seculo xxi reserva um "admiravel mundo novo" de espoliaçao de liberdades e direitos basicos. Tudo em nome de arrancar ate o ultimo centavo de quem eh a razao de ser da midia: o telespectador.


Comentário de marcon
Ministro da midia: Eu acho que o ministro da grande midia, o funcionario da Globo Hélio Costa, vai acabar levando a melhor. O governo morre de medo da grande midia, que vive atacando por todos os lados. É só eles ameaçarem que o governo cede até as cuecas. Veja por exemplo a escolha do padrão de TV digital ou a mais recente briga, sobre a classificação indicativa dos programas de TV. A grande midia sempre ganhou tudo que quis do governo.
Comentário de cenoura
bloquearia a gravação: A idéia original do HDCP é se você não tiver um dispositivo compatível, ele sequer deixa você assistir. Com o dispositivo compatível, o produtor do programa (a emissora de TV no caso) decide se aquele programa pode ou não ser gravado e o decodificador autoriza ou não esta gravação.

--
Gustavo Picoloto
Comentário de Bruno Laturner
Mas sem hardware compativel,:
Mas sem hardware compativel, consigo gravar (com qualidade inferior), correto?<

Nope.

O correto é "consigo gravar".

Independente do DRM, é impossível, ou melhor, é inviável, bloquear totalmente a gravação.

Se você consegue ler, você consegue gravar, simples assim.
Comentário de Pedro
"Facilmente burlado"? Não: "Facilmente burlado"? Não necessariamente. O mais provável é que o Zé não consiga fazê-lo. E se você se preocupa com a sua liberdade, deveria também se preocupar com a das outros. Liberdade não é algo que vale só para um grupo restrito.

E é muito melhor não ter que se preocupar com nada disso nem ter que violar alguma lei, certo? Se a lei é ruim, a gente deveria lutar para derrubar a lei - e não usar a facilidade de contorná-la como pretexto para a falta de ação política.

Não digo isso como uma crítica a você; encare como uma forma diferente de pensar. Nós, brasileiros, somos muito acomodados - isso é ruim. Acredito que você vai concordar comigo.

Abraço.
Comentário de CWagner
Assim é, e assim sempre: Assim é, e assim sempre será.

A não ser que o povo tenha condições de pensar por si, e não ficar simplesmente esperando tio Bonner dizer "Boa Noite!" para poder dormir sossegado.

Mas isso só seria possível se verdadeiros representantes da vontade e necessidade do povo forem eleitos, o que não é possível devido a um eterno ciclo vicioso, imposto há centenas de anos por coronéis, atualmente travestidos de parlamentares.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Elias Amaral
e ilegal.: e ilegal.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004