Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft X formato ODF - no Brasil


“A Microsoft continua preocupada com o avanço dos padrões abertos, com a ameaça que eles representam para o seu modelo de negócios monopolista e parece estar disposta a tudo para não ser destronada. Na área de formatos de documentos ocorre o “embate” entre o padrão ISO existente, representado pelo ODF, e a proposta do OOXML da Microsoft.

Um capítulo especial dessa saga ocorre agora em terras brasileiras, trata-se da tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português brasileiro para que ela possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR) e da discussão sobre o voto ao pedido de aprovação na ISO do OOXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500), feito pela Microsoft.

Transcrevo em meu blog dois importantes depoimentos sobre o assunto.

O primeiro é de Jomar Silva, Diretor Geral da ODF Alliance - Chapter Brasil. É um relato sobre o trabalho da ODF Alliance para dar sustentabilidade ao avanço do formato ODF no país.

O segundo é um alerta de Sérgio Amadeu sobre as manobras de bastidores e lobby que estariam sendo feitos pela Microsoft para tumultuar o processo e privilegiar a sua proposta em detrimento do ODF, ele pode ser lido aqui: ALERTA: ABNT ESTÁ PRESTES A APROVAR PADRÃO DEFENDIDO PELA MICROSOFT.”


Enviado por ASF (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência (antoniofonseca.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fred
Algo tem que ser feito pela: Algo tem que ser feito pela comunidade.

Temos que nos mobilizar e buscar maneiras para que isso não aconteça.

Desde de uma enxurrada de e-mails para esses caras a uma passeata pacifica.

Isso não pode ficar assim!
Comentário de gilsonjunior
eita.: também acho que não pode ficar assim. mais o que podemos fazer? não adianta passeata, mobilização se o brasil é movido por corruptos, se é que me entende. :P
Comentário de guto carvalho
já está em meu blog...: Já coloquei no meu blog, já enviei um e-mail para a ABNT protestando, já enviei e-mails para listas de discussão que participo, já conversei com amigos, vamos nos mobilizar para não permitir que este absurdo aconteça.

[]'s
Guto Carvalho
http://gutocarvalho.net
Comentário de Paulo Pontes
a alavanca da política: A alavanca que consegue fazer político se mexer se chama mídia.

Alguém tem algum contato ma grande mídia (TV, jornal, etc...) que possa informar sobre o que está acontecendo?

Isto costuma ter mais efeito quei no Brasil que passeata ou enxurradas de emails
Comentário de llp
Assim, como é o sistema de: Assim, como é o sistema de proposições dentro da ABNT? será que num dava para alguém propor o ODF lá dentro? :)
Comentário de Covarde anônimo
Grande mídia? Pffff: Grande mídia? Pffff
Essa é mais vendida que os políticos!
Comentário de popolony2k
Concordo.....: ....sem mais.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de emanuelsan
ABNT:
Será que o pessoal da ABNT adotaria um padrão que está sendo rejeitado pela ISO? Isso seria um contracenso.

Por outro lado, é uma ótima estratégia da M$ tentar ganhar nas pontas (países individuais) para ganhar força e reverter a sua situação perante a ISO, ou mesmo ignorá-la.

Por si só, esse movimento já denota um certo nervosismo por parte da M$. Aposto que ações como esta estão em curso em diversos países.

Não me lembro de ler qual foi a posição oficial do Brasil quando a ISO consultou sobre esse OOXML. De qualquer forma, seria o caso de usar os mesmos argumentos quando daquela discussão, dessa vez enviando-os a ABNT.

Não acho que mandar e-mails desaforados (ou mesmo um mail bomb) seja uma solução, vai só gerar um pensamento: "é esse tipo de gente que quer o padrão ODF?".

Temos que nos mobilizar sim, mais sem arruaças.


Comentário de Valter
ABNT: Os caras da ABNT, do Congresso, da Camara, ou seja todos os nossos politicos são uns verdadeiros vendidos, FDP, corruptos e ladrões.
Comentário de Manoel Pinho
BRIC: Pode apostar que os países emergentes como o Brasil, onde o software livre tem se popularizado muito, são os principais alvos do lobby da M$.

Como é que a M$ tem a cara de pau de propor um padrão que não tem uma implementação em outra plataforma que não o windows, que não tem uma implementação gratuita mesmo que com funcionalidade reduzida, que tem diversas partes patenteadas e que é basicamente um dump de memória em um arquivo texto ? E para piorar mais a situação dos países onde a pirataria do M$ Office reina, a M$ implementou o WGA no M$ Office 2007. Ou seja, qual vai ser o país idiota a padronizar um troço desses ?
Comentário de ano@nimo.com
A ABNT eh publica? Eh um: A ABNT eh publica? Eh um autarquia?

Se for, processo civil nela! Mal uso do dinheiro publico! Eh usar uma das armas da M$ e ir para o juridico IMEDIATAMENTE!

Se ficar para depois (depois de aprovado) sera como se o governo tivesse escolhido o M$ Office como o Office oficial do Brasil!

E como bem disse o Presidente ao Papa; o Brasil nao tem e nao deve ter religiao (pacote Office) oficial!!!!!
Comentário de Jose Pedro
acho que não: não sei se vcs lembram, mais houve uma ampla discussão entre os dois formatos na câmara dos deputados, sobre esse assunto foram convidados a microsoft, adobe e broffice.org, para debaterem qual seria o padrão adotado para os documentos digitais no Brasil, cada entidade apresentou com propriedade seus pontos, mas pelo que analisei do debate o padrão .ODF foi o que mais animou os deputados presentes. Acredito que o governo sinaliza por uma política aberta no campo da educação no Brasil, por isso acho sim que devemos lutar e tentar enviar aos deputados (não me recordo quais), que participaram daquela reunião e mostrar o que está havendo por trás do "pano".

(um sonho, uma realidade.)
Comentário de hamacker
Manoel Pinho, voce está se: Manoel Pinho, voce está se esqueçendo que o próprio OpenOffice.org acrescentou o formato OOXML na sua lista de formatos suportados, portanto OOXML já é multiplataforma.

Então sua indignação seria também contra a propria OOo.org : Como é que o OOo.org dá suporte a um formato a favor duma empresa que inclusive tá dizendo a todos os cantos que o OOo.org fere suas patentes ?

Se a gente tem que "morder" o lado de lá, temos que "morder" também o lado de cá.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de Manoel Pinho
Novell: Eu acho que você se enganou. Não foi o projeto OpenOffice.org que colocou suporte a OpenXML. Foi a Novell que escreveu um plugin para OpenOffice.org que converte OpenXML para ODF.

http://www.broffice.org/novell_lanca_plugin_openxml_para_ooo

http://download.novell.com/SummaryFree.jsp?buildid=ESrjfdE4U58~

A M$ é que criou um projeto de um plugin para M$ Office 2007 que permite importar documentos ODF.

http://sourceforge.net/projects/odf-converter

Criar plugins de importação/exportação não é a mesma coisa que um produto suportar o formato concorrente nativamente.
Comentário de Dennis S. Faria
Padrões Abertos (ODF): Prezados,

Mercadológicamente falando, é o que as corporações entendem. Eu como cliente de produtos, etc. Não estou a fim de ficar na mão de fornecedores que nos tratam como cativos, macacos de circo! Padrões proprietários, fechados, etc, já eram. Tem que morrer mesmo!
Comentário de hamacker
Desculpa demorar tanto, mas: Desculpa demorar tanto, mas só agora descobrí que voce havia respondido minha mensagem.

Voce tem razão Manoel, só não esqueça que a Novell faz contribuiçoes generosas de codigo à equipe OpenOffice :
http://www.openoffice.org/copyright/copyrightapproved.html#n

É um recurso que provavelmente não será ignorado pelo OOo.org
--
http://hamacker.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004