Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Em evento da Microsoft, Locaweb elogia maturidade de servidores com Windows e .NET


“Sem querer suscitar o velho debate Microsoft versus o Mundo, achei interessante as declarações durante uma apresentação na Remix 07, evento organizado pela Microsoft, de Gilberto Mautner, VP de Tecnologia da Informação e de Novos Negócios da LocaWeb sobre a plataforma Windows e .NET versus a plataforma Linux com Java, oferecida pela Locaweb de forma pioneira.

Segundo Mautner, ".NET e Java são equivalentes, nenhum é melhor do que o outro, mas consigo colocar 2000 sites .NET em uma máquina e 100 sites em Java em uma máquina de mesma configuração. Isso afeta a disponibilidade e o custo!"

E ainda, "Windows tem uma maturidade maior para hosting (...). Por incrível que pareça, é mais fácil gerenciar a segurança em Windows do que em Linux (...). Basta estar atualizado para evitar exploits".

Vocês concordam? Discordam? Quais são os pontos válidos desse tipo de afirmação? Antes de disparar desatinos e provas "irrefutáveis" sobre a vantagem do ambiente Linux sobre o Windows, é necessário lembrar que Gilberto Mautner fala na condição de quem dirige e comanda a maior empresa de hospedagem da america latina, líder em seu mercado e com anos (e hosts) de experiência no negócio de hospedagem.”


Enviado por Ricardo Brundi (ricardo·brundiΘgmail·com) - referência (cfgigolo.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dz
É preciso lembrar que: É preciso lembrar que Gilberto Mautner fala na condição de VP de uma empresa PARCEIRA da MS, que mantém uma foto do Bill Gater na página inicial... em um evento da MS..

Queria o que ?

Cada um joga no seu time...
Comentário de Pierre Freire
Opiniao de parceiro nao é 100% confiavel: Eu tenho conta na LOCAWEB eu tenho o plano Linux é claro, mas pelo fator de ser parceira Microsoft o Gilberto nao é o cara certo para falar sobre o assunto.
Tinha que ser imparcial, opinião de parceiro não vale.


Comentário de Lucas Fernando Vasconcelos de Arruda Amorim
Primeiro Lugar: Um sistema: Primeiro Lugar: Um sistema que envolve segurança com atualizações constates para exploits é seguro? Simplificando. Caminhar por um campo minado é seguro mesmo quando estão a todo momento desarmando minas?

R: Não, se fosse seguro não haveria esta necessidade. Quando bem configurado o Linux é bem mais robusto do que o Windows neste aspecto e a atualização também é simples quando está raramente ocorre.
A questão é que gerenciamento não deve ser uma tarefa fácil, mas sim profissional. Profissionais não tem relações com coisas fáceis ou difíceis, simplesmente fazem o melhor possível para seus clientes.

Java e Linux comparado com .Net e Windows?

R: Não tem comparação. Como comparar branco e preto... Claro que Java é muito pesado porém o PHP com uma saída para a shell do Linux faz milagres e Python é a promessa. Quando me colocam na mão o PHP e Linux faço tudo que fazem com .NET, com qualidade e facilidades, com raça para ter boas idéias, soluções, crio tudo em qualquer linguagem ou lugar, tudo depende do programador e de suas idéias.
Coloco minha mão no fogo sobre o PHP quanto a estabilidade e disponibilidade.
--
"Segurança é algo relativo a persistência."
Comentário de Alex Hubner
Java vs. .NET: Acho que algo fundamental ficou de fora nesta comparação de .NET versus Java: Java é multiplataforma enquanto .NET não é.

E o "preço" por ser multiplataforma é a necessidade de se criar um ambiente virtual (JVM) realmente independente do sistema operacional hospedeiro, o que no caso do Java, demanda alocação de memória RAM dedicada para cada virtualização.

Neste aspecto sem dúvida o .NET pode ser mais escalável - se pensarmos em termos de quantidades de pequenas aplicações (típico em ambientes compartilhados de hosting). Mas você estará sempre preso àquela plataforma.

Fico curioso entretanto para saber como se sai o Java em um ambiente digamos "nativo": rodando num Sun Sparc e Solaris frente ao Windows com .NET.
Comentário de Avelino de Almeida Bego
"Em evento da Microsoft...": Parece-me lógico que a Locaweb ia dizer coisas boas do Windows e .NET.

Se eles acham que o Windows é mais seguro que o Linux, e .NET é bom, bem, eles devem ter os motivos deles.

Esta opinião vem de encontro com esta notícia:

"Código aberto chega aos serviços de missão crítica"

http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/noticias/2007/jun/29/122.htm

Soluções de código livre começam a ser usadas em processos mais importantes

Alexandre Barbosa, do estadao.com.br

SÃO PAULO - As corporações estão adotando cada vez mais soluções de código aberto para aplicações essenciais, as que não podem parar, como faturamento ou processamento de dados bancários, também conhecidas pela expressão ´missão crítica.´

De acordo com levantamento feito pela empresa de pesquisas Forrester, por encomenda da Unisys, entre 500 executivos de grandes empresas da 58% dos entrevistados na América do Norte e 51% dos entrevistados na Europa, adotam soluções de código aberto (que pode ser modificado por programadores, como o sistema operacional Linux) em processos de missão crítica.

Economia é o principal motivador para a adoção deste tipo de software para 62% dos executivos de tecnologia, mas 71% mencionaram que o software livre também ajuda na chamada consolidação da infra-estrutura de tecnologia, ou seja, a simplificação do parque instalado de hardware e software, ou pelo menos sua homogeneização, o que facilita a administração da área de TI e reduz custos.

O software livre também mantém uma presença sólida nas áreas de bancos de dados, servidores de internet e de aplicações, com adoção de 79%, segundo o estudo.



--
Avelino de Almeida Bego
Comentário de timm
Hehe.: Isso é algo muito relativo. Java é pesado, e não adianta dizer que não é. Já um servidor Asp.NET também não é a oitava maravilha do mundo. Então fica a dúvida: 200 Orkuts em um servidor??

----------------

Linux User #405251
(Time completo: Slackware, Solaris, FreeBSD, NetBS

Comentário de Clésio Luiz
.NET = tijolo: O .NET também precisa de algo parecido ao ambiente virtual, e ele não é nada leve. Eu uso os drivers da ATI numa instalação do XP e para abrir o painel de configurações da ATI, feito em .NET, demora pra caramba. O painel dos drivers Omega, baseados no formato antigo sem .NET, é muitíssimo mais leve.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de silveira
Isso não disse nada.: Esse comentário da Locaweb não disse absolutamente nada.
Faz o seguinte, pega duas máquina idênticas, configura uma com Windows direitinho e outra com Linux.
Ai você faz o seguinte:

    Windows + Java versus Linux + Java
    Windows + .Net versus Linux + Mono
    Windows + Python versus Linux + Python
    Windows + PHP versus Linux + PHP


Aí quem sabe você pode ter algum benchmark sério.
Um exemplo como este

O resto é conversa de vendedor.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Noel Ferreira
Cada um com su direito: Pessoal,

Entendo que todos tenham o direito de optar pela plataforma tecnológica que desejarem.

O fato do Gilberto da Locaweb ter falado sobre a tecnologia da Microsoft vem do fato deles terem feito esta opção no passado. A Locaweb utiliza tecnologia Microsoft desde sempre. Eles começaram com Windows NT 4.0 e com certeza percorreram um longo caminho até aqui.

A Locaweb tem um vídeo do Bill Gates, e poucas empresas no mundo o têm, por causa do envolvimento e resultados que eles apresentaram chegando a liderança na America Latina e não ao contrário.

Eu trabalho na Microsoft e cuido exatamente do mercado de Hosting. Quero estar à disposição de todos para mostrar que fora discussões de preferências tecnológicas, temos uma boa plataforma de negócios, que hospedar em Windows dá dinheiro.

Se quieserem discutir, entender e fazer negócios, meu e-mail é noelf@microsoft.com, meus telefones: (21) 2123-8240 / (21) 8151-4135.

Grande abraço,

Noel

Comentário de Copernico Vespucio
Só pra começar:: Só pra começar:

"coloco uns 100 sites em Java contra 2000 em .NET em uma máquina com a mesma configuração".

Como em todo o "Get The Facts" do gênero, faltam alguns parametros importantes.

Qual o sistema operacional utilizado em ambos os casos? Windows não tem a mesma performance que sistemas Unix-like ao rodar Java. O que, por si só, é um bom motivo para não usar o Windows em servidores. Se a M$ construísse sua própria implementação da JVM (com todos os bindings e gambiarras que existem na implementação da CLR), as coisas seriam diferentes, mas eles não estão interessados.

Em Solaris, principalmente sob servidor SPARC, a performance aumenta dramaticamente. Em ao menos 2 dos grandes clientes com quem trabalhei, um servidor dedicado gerencia entre alguns milhares a um milhão de usuários por dia, que movimentam Terabytes de informação. Atualmente trabalho com um cliente em particular que processa dados na ordem de Gigabytes *por usuário*.

Segundo: o que é entendido aqui por "sites"? Eles são iguais nos dois casos? Fornecem os mesmos serviços?

O que vejo por aí, na verdade, são serviços de hospedagem "comum" em servidores MS-Windows, que permitem a execução de lojinhas virtuais e sites de conteúdo dinâmico. Enquanto isso, em Linux-Java temos rodando servidores de aplicação completos, algumas vezes rodando pesadas soluções de portal corporativo. Sendo que o cliente do plano nem sempre precisa disso tudo.

Terceiro: Nada foi dito da qualidade de ambos os serviços. Foi dito que o M$-Windows "dá mais lucro" a Locaweb. Óbvio: serviços rápidos e sujos dão mais lucro ao fornecedor, em prejuízo do cliente. Qual a disponibilidade, tempo entre falhas, segurança e robustez dos serviços?

Dá pra hospedar muitos e muitos sites com fotos da minha mãe ou do meu cachorro e um formulário para deixar comentários, tanto em .NET/Win quanto em Linux/PHP.

Quarto: Cultura. Já tive no passado clientes que hospedavam suas aplicações Java em servidores Linux na Locaweb e posso dizer que a qualidade dos serviços nesse ambiente da parte deles era PÉSSIMA. A maioria das vezes o suporte nem sequer sabia do que eu estava falando ao apresentar o relatório de falha. A resposta mais frequente era: "o problema está em sua aplicação. Outras aplicações rodando no mesmo servidor executam bem". Era difícil fazer entender que a aplicação em questão tinha necessidades específicas, diferentes das outras. E ninguém por lá parecia conhecer a plataforma Java.

Em suma: Essa declaração não é um benchmark. Não é sequer uma pesquisa responsável. É apenas uma opinião extremamente parcial. Uma trollice dita em ambiente corporativo cria as proporções que vemos na notícia.

Quer dar sua opinião? Apresente-a com os dados técnicos pertinentes e reais e deixe a comunidade da informação analisá-los.

Quando gerenciado da forma correta (e em se tratando de servidores, a forma correta é a única que deve ser usada. Rodar sempre uma JVM com 2Gb de heap exclusiva para cada cliente é um absurdo) ao invés de "nas coxas", Java não é "pesado". Sua plataforma é mais segura do que todas as suas concorrentes. Aplicações feitas para ela (com competência) são robustas, portáveis e autocontidas. E a oferta de *bons produtos*, com *código aberto* capazes de oferecer bons serviços aos clientes que precisam deles é MUITO maior.

E, mesmo sabendo que roda atualmente muito melhor em sistemas Unix-like, vc. poderá ter certeza que a aplicação não deixará de rodar no caso de uma migração para outro SO.
Comentário de noelferreira
Ovo ou galinha - Quem veio primeiro?: Pessoal,

Entendo que todos tenham o direito de optar pela plataforma tecnológica que desejarem.

O fato do Gilberto da Locaweb ter falado sobre a tecnologia da Microsoft vem do fato deles terem feito esta opção no passado. A Locaweb utiliza tecnologia Microsoft desde sempre. Eles começaram com Windows NT 4.0 e com certeza percorreram um longo caminho até aqui.

A Locaweb tem um vídeo do Bill Gates, e poucas empresas no mundo o têm, por causa do envolvimento e resultados que eles apresentaram chegando a liderança na America Latina e não ao contrário. A Locaweb vai continuar na sua trajetória de sucesso, sendo parceira da Microsoft, de outras empresas de tecnologia e hospedando em Linux, mantendo o foco em seu negócio principal e com qualidade crescente.

Eu trabalho na Microsoft e cuido exatamente do mercado de Hosting. Estou à disposição de todos para mostrar que fora discussões sobre preferências tecnológicas, temos uma boa plataforma de negócios, que hospedar em Windows dá dinheiro.
Quem tiver interesse em conhecer, discutir, entender e fazer negócios, meu e-mail é noelf@microsoft.com, meus telefones: (21) 2123-8240 / (21) 8151-4135.
--
Abraços,

Noel Ferreira

Comentário de jobdrb
Noel: Dinheiro: Sim Hospedar em WIndows da Dinheiro, como tb em Linux, BSD, MACos, etc.

Vender qualquer serviço da dinheiro.

Agora qual é melhor ou pior depende de muitos fatores.

1 - Qual é melhor pra quem vende?
Se quiser amarrar o cliente a custos maiores,
vende plataforma fechada, afinal, vc pode ganhar mais comissões.
E o cliente mesmo tendo os códigos .net, não poderia migra facilmente.

2 - Qual é melhor pra quem compra?
Depende do tamanho do negocio. Um blog, melhor fazer de graça nos inumeros serviços gratuitos.

3 - Qual é melhor pra quem desenvolve?
O que você sabe fazer?

4 - Qual é melhor tecnologicamente?
Ai sim que o bicho pega.!
Servidores Linux são mais rápidos.
Basta ver a Oracle.!
Compare o Oracle no Linux e No windows com mesma configuração.

Mas é claro, vc só usa o MS SQL Server.

5 - Preço?
Qual o custo de escala de Windows e Linux?
Monte um cluster de Windows com 50 maquinas
e o mesmo com Linux. Ambos para sem limite de conexões.
UGGG. W Server é baratinho....









Comentário de MARCELO2007
Noel?: Tu acha que alguém aqui acredita em Papai Noel?
Comentário de MARCELO2007
Falou e disse a Locaweb...: Uma empresa que eu evito como a peste desde que comecei a criar e hospedar sites, há 7 anos.

Uma vez alguém que eu nem conhecia estava usando seu Web mail, abriu uma mensagem, leu que alguém recomendava meus serviços e me escreveu, provavelmente apertando "Reply" ou "Forward". A mensagem chegou a mim com comentários embaixo (com as marcas >>), restos da mensagem original. E tinha lá um link.

Eu cliquei o link e fui parar dentro da caixa postal do Web mail dessa pessoa que eu nem conhecia. Tive acesso a TUDO que a pessoa havia recebido e enviado e ainda não tinha sido apagado. Naveguei livremente em todas as pastas e até li duas mensagens. Poderia ter lido ou apagado o que eu quisesse. Poderia ter enviado mensagens falsas com a conta da pessoa.

Só depois que estava dentro, vi que aquela obra de arte estava hospedada na Locaweb. Tinha o nome e o logotipo em vários cantos. Passaram-se alguns meses e de vez em quando eu tentava entrar de novo na conta da pessoa só pra ver o tamanho e a duração do rombo. Normalmente não conseguia, mas ainda consegui mais duas vezes.

Isso foi há muito tempo e já deve ter sido consertado, mas não justifica passarem meses com um rombo de segurança tão idiota. Não passou pela cabeça de ninguém fazer testes e verificações de verdade com o sistema.

Bando de amadores. Só podiam gostar de Windows mesmo.
Comentário de Silvio Oliveira
Silvio: Arquiteto: Sem querer cair na seara de quem dá ou não dá dinheiro, e mesmo sendo muito suspeito para responder a algumas destas perguntas, gostaria de colocar algumas considerações. O fato dos maiores hosters da America Latina terem Windows como sua principal oferta, significa que de alguma forma, existe algum beneficio nisto, preço? Preço do SW é praticamente nulo para o licenciamento especial da Microsoft para provedores de serviços, não acho que seja só isto. Teria que ter algo a mais. Simplesmente ignorar que existe um pedaço do mercado que gera demanda para Windows seria bobeira do ponto de vista de negócio. Do ponto-de-vista técnico, respondendo a pergunta "Qual é o melhor tecnologicamente?", ingnorar a capacidade que a Microsoft tem de evoluir/inovar os seu produtos ao ponto de estarem bem preparados e dispostos a competir com as outras plataformas tambem não é o caminho, não acho que o "bicho pegue" vamos fazer os testes de performance e vamos ver o que dar, tambem confio no meu taco e não acho que alguma plataforma é melhor em tudo e que a briga está ganha. Tenho muito receio de falar de tecnologias que não conheço tão de perto e que estão sempre sendo atualizadas e não temos tempo para estar a par de todas estas atualizações, por isto respeito muito o poder do Linux e sei o quanto evoluiu/evolui, e digo-lhes se passa o mesmo do lado da Microsoft. Depois de alguns anos neste mercado, vejo que não tem ninguem disparado na dianteira, com folga para parar e tomar um cafezinho. Por isto afirmo que o "bicho não pega" aprender é sempre interessante, e me refiro a isto para os dois lados. Melhor pra quem usa, melhor pra quem compra, melhor pra quem vende, depende de varios fatores concordo com tudo isto e queremos fazer a diferença em cada um deles. Todo mundo tem seu interesse e não quero tapar os olhos para enxergar o que cada um tem de bom.Se quiserem conversar sobre arquitetura de hosters, independente da suas plataformas teria um interesse enorme. Estou a disposição. Silvio Oliveira - silvioo@microsoft.com (Arquiteto de soluções WEB)
Obs: Não precisa ser na Microsoft não!!!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004