Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fundador do Debian comenta o estado atual da distribuição

Ian Murdock, fundador do Debian, concedeu uma entrevista para a edição corrente da revista inglesa Linux Format, falando sobre diversos temas. A entrevista impressa é longa e variada, e foi complementada por um trecho adicional on-line em que Murdock comenta sobre o estado atual de sua mais conhecida criação: o Debian.

Ian Murdock afastou-se do dia a dia do Debian há tempo suficiente para poder observá-lo externamente sob um ponto de vista privilegiado. E ele está bastante feliz com as realizações do projeto, e o impacto que ele vem causando.

Ao mesmo tempo, Murdock acredita que a ausência de uma liderança forte, com tinta na caneta, e a presença de uma cultura organizacional que tende a tomar todas as decisões com base no voto, são a base da situação atual em que o projeto se encontra, com prazos definidos pela própria organização sendo perdidos devido a resistências e fricções internas do próprio projeto.

Mesmo para quem discorda, é um ponto de vista interessante, vindo de alguém que vê o Debian de um ponto de vista absolutamente único.

Saiba mais (linuxformat.co.uk).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Prazos: Lembrando que para o dia 19/03 o alvo era ter 20 bugs Release Critical, enquanto que hoje (20/03) nós estamos com 35 bugs RCs, ou seja, 50% a mais.

O objetivo é liberar o Etch em 02/Abril, porém no ritmo que as coisas estão, eu acredito que ele será liberado na segunda quinzena de Abril.
Comentário de Marcelo Ulianov
Ao mesmo tempo, Murdock: Ao mesmo tempo, Murdock acredita que a ausência de uma liderança forte, com tinta na caneta...

Realmente, o Projeto Debian parece um barco sem rumo, com dúzias de " capitães " discutindo sobre uma bússola...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004