Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Firefox ultrapassa os 400 milhões de downloads

O Firefox continua demonstrando ser um dos maiores representantes do código aberto nos desktops dos usuários, e seus números o fazem destacar-se da maioria dos demais projetos livres.



A marca de 400 milhões de downloads não tem relação direta com a base instalada, mas impressiona por si só. Simbolicamente, ela foi registrada em 7 de setembro, data em que o Brasil comemora a sua Independência.

Saiba mais (news.com.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcosalex
O firefox hoje é muito: O firefox hoje é muito superior ao IE. A única coisa que ele peca, é nos leaks de memória, mas tem melhorado bastante nesse ponto.
Haskell developer
Comentário de Dm7
O Firefox poderia agora: O Firefox poderia agora começar a incorporar algumas funções de extensões, que o tornam sem dúvida muito melhor do q o IE (www.ie7.com). Eu deixaria ativo por padrão outras funções, como o type and search, e usaria outras funções da extensão tab mix plus, q o tornam mais ágil e prático, chamando ainda mais a atenção do novo usuário. []s,
Comentário de nemesis
No meu trabalho, os geeks e: No meu trabalho, os geeks e tecnologistas de ponta usam Firefox. A maioria, ainda que desenvolvedores de software, usam IE mesmo. Bem como estão satisfeitos com quaisquer ferramentas melequentas que já estejam disponíveis no micro.

se nem pessoas que trabalham diretamente com tecnologia se importam, fico imaginando usuários que confundem o ícone i azul com a internet...

Eu realmente não sou um apologista de software livre, prefiro fazer parte de uma feliz elite e deixar essa cambada de imbecis usarem o que bem merecem.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ricardo NY
Uso de memoria: Um problema serio que parece estar sendo ignorado pelos desenvolvedores do FF eh o uso excessivo de memoria.
O que irrita eh que ja disseram que nao eh um problema... eh uma virtude(?) o uso de tanta memoria.
Ja ate ensaiei mudar pro Opera depois de varios travamentos no pc por causa (tenho quase certeza) do FF usando toda memoria do computador ate leva-lo a congelar.


Comentário de Dm7
A pergunta q pode mudar: A pergunta q pode mudar alguma coisa para eles é: "por quais motivos faz diferença qual o browser q eu uso para navegar?"
Comentário de Manoel Pinho
IEca: Eu até perdôo usuários leigos, que normalmente pedem para um parente ou "téquinico" "instalar a internet" nos seus micros domésticos, mas profissional de informática que usa o IE dá um atestado de falta de informação. É geralmente aquele tipo de gente que nunca mais lê nada sobre informática nem se atualiza desde que se formou. Trabalham com informática sem gostar da coisa e se comportam como peões. Mas quase sempre é o mesmo tipo de "proficional" (com erro proposital de ortografia) que adora Windows, VB, "compiladores gráficos" (já ouvi isso sobre RADs), etc.
Comentário de nemesis
exatamente!: "Trabalham com informática sem gostar da coisa e se comportam como peões"

descrição perfeita, Manoel! e a maioria programadores SQL cujo maior paradigma de abstração é um punhado de copiar-e-colar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
hmm: "FF usando toda memoria do computador ate leva-lo a congelar."

Só experimentei isso enquanto estava com o plugin beta do Flash9. Quando tentei matar o processo, já era tarde demais: não havia mais resposta do teclado. Acho que nesses casos, em que um programa userland consome toda a memória e enche toda a área de swap, o kernel devia matar o processo automaticamente...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Rafael SM
Mas é revoltante..: Me desculpem mas 400 o que? Depois da versão 1.5 para mim caiu o nivel. Não adianta falar que esta melhorando que é mentira. A versão atual está pesada, e pior: deem uma digitada no google. Tem varias e varias pessoas que instalam o flash e.. "começa a fechar sozinho". E la vai dor de cabeça para arrumar esse problema.

Nada contra software livre, mas o firefox ainda tem muito o que melhorar. Prova disso são as extensões, que por sinal, tem até um mito na internet> "firefox funciona bem sem extensão", ja com elas...
Comentário de Copernico Vespucio
Maturidade ao avaliar defeitos de software...: ... é muito importante. Para todos os usuários.

Para que eles possam escolher corretamente quais as melhores ferramentas disponíveis para cada função.

No geral, o FF de hoje é MUITO superior às alternativas disponíveis, tanto livres quanto proprietárias. Possui mais funcionalidades (para desenvolvedores e usuários finais) do que os outros. Conseguiu reunir ao seu redor uma das mais numerosas comunidades de usuários que já existiu.

Infelizmente, como qualquer produto de uso geral que agregou a responsabilidade de concorrer ameaçadoramente com um "reizinho de marketing" (lembram da briga IE x Netscape?), ele está sofrendo de algumas "doenças" temporárias:

a) Acúmulo de funcionalidades: Nem todos os recursos do FF interessam a todos os usuários. Como resultado, usuários "de fim de semana" têm de arcar com o custo de memória do produto completo. Seria melhor talvez começar a transformar algumas funcionalidades em "add-ons oficiais" ou dividir os downloads em perfis ou distribuições adequadas a cada tipo de público (desenvolvedor, usuário final, etc).
b) O custo da robustez: Algumas redundâncias existem no projeto para proteger o aplicativo de "gracinhas" feitas por seus add-ons ou scripts. É bem difícil (mas não impossível) criar um add-on que provoque um estouro de pilha no aplicativo. Mas isso tem um preço (que, honestamente, eu aceito pagar).

Esses detalhes, aliados a uma política obscura de cache (eu sou obrigado a usar add-ons específicos para apagar caches redundantes), uma implementação pobre para a carga e manutenção de recursos embutidos (applets java e outros, como o flash), estão fazendo nossa raposa virar um monstrinho...

Mas AINDA ASSIM, com todos esses problemas, ainda é o melhor, mais poderoso e mais seguro browser da atualidade. Merece a popularidade que vem conquistando. E para desenvolvedores Web não há cliente melhor.


o firefox ainda tem muito o que melhorar.


Sim, ele certamente vai melhorar continuamente, assim como qualquer aplicativo com foco na eficiência ao invés de vantagens de mercado.


A versão atual está pesada, e pior: deem uma digitada no google. Tem varias e varias pessoas que instalam o flash e.. "começa a fechar sozinho". E la vai dor de cabeça para arrumar esse problema.


O FF é um aplicativo complexo, com um alto número de dependências externas difíceis de gerir (como adivinhar continuamente o que a equipe do flash proprietário vem inventando?). E, como todo aplicativo desse tipo, apresenta continuamente problemas de integração que vão sendo, também continuamente, consertados.

Em tempo: o Flash nunca travou meu FF em nenhuma máquina ou sistema operacional que já utilizei.

Eu lembro de uma época em que o IE (versão 5), quando vc. abria uma página filha (File -> New Page) e ela travava (geralmente por causa de algum script incompatível), ela conseguia TRAVAR A PÁGINA PAI! (quando apenas o contrário seria compreensível, ou seja, a página pai travada tretar as filhas...). Hoje, esse "líder" de mercado ainda sofre com estouros de pilha (que não são o tipo de problema que dão dor de cabeça a seus usuários e sim do tipo que compromete a segurança deles... silenciosamente) e vários tipos de script que conseguem derrubá-lo facilmente.

Minha opinião pessoal sobre navegadores atualmente é que, se vc. quiser dar uma "surfadinha" inconseqüente na rede, qualquer browser nativo do sistema que vc. usa é suficiente (IE, Nautilus, Konqueror, etc). Já se vc. precisa de uma ferramenta mais séria e robusta (ou mesmo mais confortável), está disposto a pagar por isso em recursos de máquina e quer uma ferramenta facilmente disponível para mais de um SO, seu browser é o Firefox.

Eu, honestamente, não confio acessar meu Home Banking com outro navegador.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004