Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fedora inova em estatísticas de adoção, e OpenSUSE pode adotar mesma solução

Segundo o InternetNews, a distribuição Fedora inovará com um novo enfoque em ferramenta de coleta de dados estatísticos de sua adoção por usuários, permitindo que os responsáveis pela instalação e administração de computadores com esta distribuição optem por compartilhar informações sobre configurações de software e hardware. O novo software, chamado Smolt, possivelmente será adotado também pelo OpenSUSE, e seus autores esperam que mais distribuições passem a usá-lo, de forma a obter dados agregados e independentes sobre quais os periféricos, aplicativos e distribuições mais freqüentemente instalados.

Saiba mais (internetnews.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cenoura
smolt: Vale lembrar que o Smolt virá por padrão no Fedora 7 e que hoje já está disponível para quem quiser executar no Fedora Core 6, para isso basta instalar com "yum install smolt".
As estatíticas atuais podem ser visualizadas em http://smolt.fedoraproject.org/stats

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Manoel Pinho
Interessante. Espero que: Interessante. Espero que todas as distribuições se unam pelo menos nisso.

O wiki do projeto é esse

https://hosted.fedoraproject.org/projects/smolt/wiki

e aqui tem um pequeno artigo sobre o programa

http://jasonnfedora.eti.br/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=9

O mandriva Linux tem um projeto de lista de compatibilidade de hardware, alimentada pela informação que os usuários enviam através de um utilitário específico.

http://hcl.mandriva.com/search/

http://club.mandriva.com/xwiki/bin/view/Cc/Hcl1?interfacelanguage=pt

Seria mais apropriado realmente que todas as distribuições tivessem um aplicativo de coleta de dados de hardware e uma lista de compatibilidade comuns, fosse qual fosse.

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de caio1982@gmail.com
Interessante base de dados: Parece legal esse Smolt, a base de dados analisados é boa.

Essa é uma das desvantagens do projeto Debian, que precisa de um milhão de resoluções antes de pensarem em algo assim e bolar uma forma "centralizada" ou ao menos "oficial" pra esse tipo de levantamento.

No caso do Debian já existe há muito, muito tempo o PopCon. Ele é um projeto de análise dos pacotes mais usados por usuários Debian, em qualquer arquitetura suportada. No fim das instalações o usuário é perguntado sobre participar ou não no levantamento.

Uma idéia seria simplesmente habilitar o registro no PopCon por padrão (num Ubuntu da vida, devido a complexidade das decisões do Debian) e enviar o output inteiro do "hwinfo --reallyall", que trás bem mais informações do que esse Smolt parece revelar. Pelo menos pelo que eu andei vendo dele.

Dupla hwinfo e PopCon para as massas! :-)
Comentário de emersonmello
no Ubuntu tem algo: no Ubuntu tem algo parecido.

"HAL Device Manager"
(em menu Sistema -> Administração -> Gerenciador de dispositivos"

agora não sei se tem o mesmo objetivo do Smolt da RH.




Comentário de caio1982
Mais informações: Pra quem quiser testar isso pro Debian: apt-get install popularity-contest hwinfo (o hwinfo pode ser rodado pra fazer um report completo com "hwinfo --really all")

A página do PopCon com todas as stats é http://popcon.debian.org/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004