Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Esclarecimentos do Banco do Brasil sobre as críticas da revista Você S/A à sua migração para código aberto


“Esclarecimentos do Banco do Brasil acerca das informações veiculadas na Revista Você S/A sobre o processo de Software Livre no BB.


1 - O BB faz uso de softwares livres desde 2001;

2 - A migração é um sucesso graças à participação dos funcionários. São eles os responsáveis pelos procedimentos em suas estações, para que o sistema operacional OS/2 ou Windows seja desinstalado e instalado o Linux. São mais de mil instalações por dia com números crescentes, sendo que, nos primeiros três dias de migração, foram mais de 6 mil estações migradas para o novo sistema. O Banco teve o cuidado em manter o visual do sistema anterior e seus aplicativos para que as mudanças fossem mínimas. E ainda assim municiou os mais de 50 mil funcionários beneficiados na primeira fase da mudança de software com todas as informações necessárias.

3 – Não houve muitas dúvidas dos funcionários, que possuem vários canais de comunicação e atendimento às soluções bancárias. Todos apresentam, sem exceção, números baixíssimos de ocorrências, traduzindo a adoção de softwares livres como a suíte de escritório OpenOffice.org e o Sistema Operacional GNU/Linux em um grande sucesso. As mudanças são debatidas em Grupos de Discussão da Intranet Corporativa do Banco com a troca de milhares de mensagens entre funcionários. A maior parte das mensagens são elogios à nova plataforma e as dúvidas sempre são solucionadas rapidamente, algumas vezes, inclusive, entre os próprios usuários. Além disso, o Núcleo de Software Livre da Diretoria de Tecnologia tem aproveitado as sugestões dos funcionários para que a evolução dos produtos esteja cada vez mais alinhada aos requisitos dos usuários.

4 –Há pouquíssimos registros de travamentos nas plataformas com Linux instalados. Esse número é residual e, definitivamente, não é superior ao que havia na plataforma Windows ou OS/2.

5 – A opção do BB por software livre não é uma questão ideológica, a Empresa utiliza sempre a opção de software que apresenta o melhor custo benefício, tanto que utiliza um grande número de soluções baseadas em software proprietário.”


Enviado por Banco do Brasil (ouvidoria@bb.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Streck
Estranho...: Estranho...
O BB fez uma migração para software livre e uma revista se doeu...
Comentário de caio1982
Tá meio estranho isso: Foi somente eu ou mais alguém achou estranho uma nota dessa, com aparente caráter formal, não ter sido ligada a uma URL específica e sem sobrenome do autor/emissor? Não é porque alguém é funcionário do Banco do Brasil (com um devido e-mail @bb.com.br como é o normal) que pode sair dando esclarecimentos em nome de uma instituição dessa.

Pra mim, parece que o texto fala o que o público do Br-Linux quer ouvir, mas duvido muito que o BB se daria ao trabalho de responder a revista Você S/A diretamente dessa forma. Gostaria de estar errado, mas não tá parecendo isso.

Enfim, isso é uma nota oficial ou pessoal de um funcionário? Alguma URL pra conferir a nota ou foi postada diretamente?
Comentário de Clésio Luiz
de ser o simbolo de <: (21:40:57) ei, me diz uma coisa:
(21:41:11) teu terminal trava no BB?
(21:41:50) Já travou sim, por que?
(21:42:03) muito ou raramente?
(21:42:23) Raramente, por que?
(21:42:50) vc recebeu alguma instrução sobre o Linux antes ou depois da migração?
(21:43:55) Não, pois a gente usa os mesmos aplicativos que antes, que estão na área de trabalho. Não usamos o sistema em si
(21:44:33) vcs não usam uma suite office, como o MS Office?
(21:44:57) Word, Excel...
(21:45:48) Não há necessidade. Usamos Sisbb, TCX (terminal de caixa, no meu caso) e GAA, os 3 aplicativos que usávamos no OS2 antigo
(21:46:27) quais foram mesmo as suas tuas funções no BB?
(21:47:08) Escriturário e caixa
(21:48:16) vc notou algum problema durante ou depois da atualização para Linux?
(21:49:56) A calculadora é uma bosta porque não mostra o histórico das contas como a outra, o Sisbb trava com mais facilidade, principalmente se você digitar num lugar em que não é pra digitar nada, sem contar que o TCX é uma lesma pra reconhecer que você deletou uma senha pra poder digitar de novo, ao contrário do outro
(21:54:54) postei essa nossa conversa num site sobre Linux que está comentado sobre a Migração do  BB para Linux
(21:57:03) Só uma coisa: essa "trava" do sisbb não é uma trava do sistema, que tem que reiniciar o PC, mas é uma trava do sisbb, que você tem que apertar uma tecla específica para destravar. No outro era raríssimo de acontecer isso, já nesse acontece direto, quem usa sisbb com rapidez sabe por que isso acontece e o quanto atrapalha
Comentário de asfonseca
E que raios isso tem haver com o Linux!? :-): --
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de asfonseca
Editora Abril: Sinto dizer mas essa nota que saiu na revista em questão parece estar bem em conformidade com a linha editorial adotada por quase todas as publicações do grupo Abril.

Exemplo: "Testamos a versão do soft tal e revelamos tudo pra você"... "Vinte maneiras de fazer tal coisa e muito mais!"...

Por favor!

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de Clésio Luiz
Bem...: Se vc leu o texto da noticia, e leu o que está escrito acima, vc verá o que tem a ver... E se ainda assim não entendeu, eu acho q vc está com um pouco de sono a essa hora da noite...
Comentário de brain
Confirmação parcial: Caio, eu apenas confirmei que o e-mail dele é verdadeiro, e que é de Brasília. Teve contato telefônico também.

Ele queria colocar a resposta como adendo à notícia da semana passada sobre a Você SA, e eu ofereci para publicar como nova notícia. Ele mostrou também a outra versão do texto, que foi (ou será) enviada para a revista em questão. Se eles vão publicar eu não sei. Espero que sim, porque o parágrafo adicional é bem contundente sobre a qualidade da reportagem e das fontes dela.
Comentário de Manuel Funes
Pela e-nesima vez...: Me clonando pela ao "infinitum": Cuidado com a Mídia, não é uma fonte confiável de informação.
Comentário de caio1982
Entendi agora: Ah, saquei, Augusto. Confirmei o nome completo do autor, não somente "Dinis", e ele até tem essa palestra abaixo sobre BrOffice.org no Banco do Brasil:

Palestra dele na federação das indústrias do Ceará:
http://www.sfiec.org.br/palestras/tecnologia/BrOfficeSemin/BB/img13.html

Não seria interessante atualizar a notícias com essas referências online, aí o pessoal poderia até entrar em contato com ele sobre um assunto específico (migração pra BrOffice.org), Augusto? Valeu!
Comentário de Nícolas
Achismos: Dentro do mundo da Mídia, há muitos "achismos" por parte de alguns.

-Eu ACHO que não dará certo
-Eu ACHO...

O BB migrou e pronto.Se você quiser questionar tudo bem, agora ficar falando MAl sem que se tenham provas concretas, ai a coisa complica.
Tenho colegas que trabalham no BB, e utilizam LINUX e todos os usuários que passaram para o Linux não tem o que reclamar ;)
Comentário de popolony2k
É mais uma publicação da editora....: ....dona da Info e suas fórmulas mágicas como as abaixo citadas:

"Nessa edição, as 100 melhores idéias que irão fazer de você o mais novo milionário da web." (e porque o autor da obra ainda é empregadinho da revista ???)

"100 melhores empresas de TI para se trabalhar" (Jabá....ah sim).

........

E vcs gastam dinheiro com publicações dessa editora ???? Não, não sou petista que acha que o grupo abril é a rede Globo das publicações.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Institucional e privacidade: Oi Caio, entrei em contato agora de manhã e obtive a confirmação de que a mensagem era institucional, e já alterei a referência à fonte da mesma.

Quanto à identificação da pessoa que a enviou, eu editei teu comentário, porque acho que se o funcionário responsável por enviá-la desejasse indicar publicamente o seu nome completo, ele o teria feito, e a presença do nome completo por aqui contra a vontade da pessoa que enviou não agrega valor a longo prazo, por mais que esteja a um google de distância.

Ainda assim, vou encaminhar a ele a tua sugestão de enviar mais material sobre migração para cá.
Comentário de Roger
Esse diálogo foi, no mínimo, editado.: Esse (suposto) diálogo postado acima foi - no mínimo - editado. Não corresponde a uma conversa normal de bate-papo pela internet e está muito "redondinho".
Ou posta o original ou vai parecer que é mesmo um diálogo inventado. E a pergunta no passado "quais FORAM mesmo as tuas funções no BB"? Ou o sujeito que "responde" não está lá mais ou então...
Esse comentário aí de cima não é, definitivamente, confiável!
Comentário de RSM
"essa trava do sisbb não é: "essa trava do sisbb não é uma trava do sistema, que tem que reiniciar o PC, mas é uma trava do sisbb, que você tem que apertar uma tecla específica para destravar"

nao seria o caso de desativar a tecla "scroll lock" no linux?
algumas vezes acontece de apertar essa tecla sem querer e o sistema parece congelar, mas é só apertar novamente que tudo volta ao normal.. se for essa tecla específica, entao basta desativa-la permanentemente do teclado...

Comentário de Copernico Vespucio
Não há nenhum problema:

Já travou sim, por que?


O usuário está falando, neste caso, do sistema (sisbb) e não do terminal. Esse tipo de usuário conhece bem pouco de informática e nem precisa, pois está limitado em seu trabalho a alguns poucos sistemas e nem deseja mexer com mais que isso.


Não, pois a gente usa os mesmos aplicativos que antes, que estão na área de trabalho. Não usamos o sistema em si.


Ou os aplicativos (sisbb e etc.) já eram portáveis (duvido), ou foram portados ou pior: estão sendo emulados (o que explicaria um pior desempenho).

Então, embora a aparência desses aplicativos seja a mesma, os usuários devem notar alguma diferença sim (a menos que eles já fossem portáveis de antemão).

Outros "vilões" para explicar os travamentos dos aplicativos (que aparentemente são cliente-servidor) seriam a latência de rede (por alguma alteração alheia à migração) ou mudanças no servidor.

A calculadora é uma bosta porque não mostra o histórico das contas como a outra


Qual calculadora? Kcalc? A calculadora de algum aplicativo? Não ficou claro. Faça um pedido a área competente para melhorá-la!

Bem, não só existem inúmeros outros aplicativos de calculadora (costumam ser projetinhos de fim de curso), como qualquer bom programador consegue construir uma calculadora com os recursos que se pedir em pouco tempo. Eu escreveria em java uma calculadora comum com o histórico das operações realizadas em algumas horas.

Então não há nenhum problema com o Linux. O usuário reporta alguns contratempos com os sistemas específicos do BB. Melhor seria se os reportasse à área competente no próprio BB para melhorar sua produtividade.
Comentário de Fellype
Só faltam os caixas eletrônicos...: Espero que essa migração para Linux que está sendo realizada pelo BB chegue logo aos terminais de auto-atendimento, pois o caixa que tem perto da minha casa ainda usa Windows e, não sei porque, de cada 2 vezes que eu preciso do caixa em uma ele está fora de serviço...

--
Beleza é fundamental. Mas não é tudo...

Tem que ser gostosa também!!!

Comentário de Clésio Luiz
Editado?: Realmente eu editei sim, tive que tirar os símbolos "< e >" que o histórico do Kopete usava para diferenciar um diálogo meu do diálogo do meu amigo (isso deve ter ficado claro isso pelas mensagens que postei antes).

Agora, se usar Ctrl+C e Ctrl+V não for postar o diálogo original eu sinceramente não sei o que é...

Esse diálogo foi feito na mesma hora que eu lia a notícia, com um colega que trabalha a alguns anos no BB. Fiz isso para acrescentar algo a notícia.

Quando eu perguntei sobre a função dele no BB, tinha a intenção de mostrar que essa conversa era a visão de alguém de dentro do banco e que usava o sistema.

Quando ele pergunta "porque?" é apenas o fato de ele estranhar eu estar fazendo perguntas que nunca tinha feito antes.

E não, isso não é uma conspiração.... hehe
Comentário de Clésio Luiz
Terminal: Durante a conversa, que usou o termo "terminal" fui eu, pois eu não tinha certeza se o meu colega usava um terminal mesmo ou um PC comum.
Comentário de asfonseca
Provocação: Clésio,

É claro que se trata de um assunto relacionado com o Linux, por isso é pertinente discutí-lo aqui! Isso é óbvio amigão.

Meu comentário, caso não tenha compreendido, vem carregado de sarcasmo e trata-se simplesmente de uma provocação (você leu a notícia original, com a crítica ao Linux feita pela revista?).

A ironia aqui está no fato de que a nota da revista Você S/A usa como um dos argumentos para criticar a migração o "fato" dos funcionários estarem reclamando de sucessivos "travamentos do sistema". Quem tem a mínima experiência com o Linux sabe que isso só poderia ser:

1- Mal-entendido;
2- Alguma coisa muito errada estava sendo feita pelo BB;
3- FUD.

Bem, conforme dá pra ler na transcrição do bate-papo (aqui nos comentários) o problema (se é que existe mesmo) parece estar é relacionado com as aplicações desenvolvidas pelo banco para uso dos funcionários.

Coitadinho do Linux, não tem nada com essa estória, tá ganhando má fama à toa! (*** novamente estou sendo irônico ***) :-)

Abraço,

--
Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com

Comentário de caio1982
Mmmkay: Augusto, como o site é seu e você realmente poderia ter problemas quanto a essas informações, aceito e entendo a edição. Entretanto, discordo sobre a questão da privacidade. Todas aquelas informações que falei eu simplesmente obtive botando o e-mail do autor no Google. Acho que concordamos que qualquer um poderia fazer isso sem muitos problemas...

Até mais,
Comentário de Clésio Luiz
no passado: Com relação ao termo "FORAM", é porque o sujeito em questão teve vários cargos dentro do BB, já que eu acho difícil ele ter mais de 2 cargos ao mesmo tempo... E sim, ele ainda trabalha lá. Ele não comenta, mas o seu primeiro cargo foi ser um daqueles atendentes que ficam ajudando os clientes nos caixas eletrônicos dentro das agências.
Comentário de Clésio Luiz
My mistake: ok ok, desculpe então :-)
Comentário de Knux
Uma vez no banespa, não: Uma vez no banespa, não pude usar o caixa eletrônico pois ele estava com o Blaster (lembram??)

correndo o risco de ser off-topic, o que impede alguém de instalar trojans e key-loggers em um caixa-eletrônico que roda windows 2000?

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de Normando
Caixas eletrônicos...: Os terminais de auto-atendimento do BB nunca usaram Windows. Antes do linux (boa parte já foi migrada) todos usavam OS/2, assim como a maior parte dos terminais de atendimento utilizados por funcionários. A quantidade de micros com Windows sempre foi minoria...
Trabalho no banco e fiz uma pesquisa informal com colegas que usam terminais com linux. A única reclamação que ouvi foi a ausência de um recurso de cópia anexa no emulador de terminais. No mais, elogios...

Comentário de Copernico Vespucio
Acho que no caso é uma estação, mesmo: Eu já vi em alguns bancos o uso de terminais burros para acessar os sistemas, mas acho que isso está mudando. De qualquer forma, no BB acho que eles usam mesmo estações de trabalho completas como clientes, ao menos é o que parece. Se alguém souber mais, por favor se manifeste.

De qualquer forma, meu comentário anterior se refere a uma estação de trabalho com Linux, utilizada como cliente.
Comentário de Copernico Vespucio
Bem...: Senhas de usuário administrador e assinatura de termos de responsabilidade?
Comentário de Felipe
Você deve estar enganado,: Você deve estar enganado, ou usando uma caixa de outra rede compartilhada, pois o BB, pelo que sei, não utiliza Windows em seus caixas eletrônicos.
Comentário de emanuelsan
Deve ser da Caixa:
Deve ter sido da Caixa, eles usam win2K, já tive o desprazer de ver vários travados. Incluindo uma vez que depositei uma grana na minha conta e o envelope foi engolido pela máquina mais ela não me deu o comprovante, então veio um funcionário para ajeitar e ele acabou dando um reboot.

Comentário de CWagner
A última vez que fiquei: A última vez que fiquei frente a frente com um dos inúmeros gerentes de contas da minha agência do BB dei uma olhada carinhosa no computador em cima da mesa dela.

Era uma estação de trabalho IBM, não deu pra saber mais que isso, mas rodava o OS/2 e acessava um sistema remotamente, provavelmente hospedado num mainframe em algum recanto de Brasília ou SP, através de um emulador de terminais (alguém aí lembra das famigeradas placas IRMA?).

Os sistemas dos grandes bancos rodam nesses "mini monstros" que suportam milhares de sessões simultâneas, além de serem responsáveis pelo processamento das operações.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de bebeto-maya
__Engraçado, mas já que: __Engraçado, mas já que falamos em migrações, um colega meu, hacker, disse que depois dessa invasão "NIX" em servidores, terminais e computdores dedicados. Ficou mais díficil invadir sistemas, roubar senhas, derrubar servers, pichar sites...Não porque o linux seja mais seguro, mas porque cada administrador parece utilizar processos de configuração diferentes. Ou seja, não há uma receita de bolo. O próprio iptables permite a criação de rotinas exóticas de arrepiar os pentelhos do Einstein.

__Com linux tudo está ficando mais díficil e também mais seguro:-)
Comentário de Copernico Vespucio
hacking X réquing: Não diria necessariamente mais "seguro" (pq segurança é um quesito relativo e um sistema é tão seguro quanto o permitem seus usuários e administradores), mas com certeza servidores Linux separam os verdadeiros hackers dos script-kidies!
Comentário de emanuelsan
Segurança por diversidade?: Eu acho o Linux mais seguro, mas concordo que isso que vc falou está incluída na palavra "mais" que eu empreguei.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, eu poderia completar com:

- variedade de distribuições de fornecedores diferentes (que já é uma variação do que vc falou acima, só que "de fábrica")

- variedade de arquitetura dos processadores (limitando a ação de pestes compiladas para rodar em algum processador específico)

Uma coisa importante que incluo no meu "mais", é a agilidade com que se consertam falhas de segurança no software livre em geral, casada com a facilidade de atualização, proporcionada por programas como up2date/yum/apt/smart/etc.

Toda vez que ligo meu computador de casa, eu sempre verifico se existem atualizações. No trabalho já tenho confiança em deixar algumas estações e servidores menos críticos com atualização automática.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004