Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desktop 3D: Vídeo mostra os novos efeitos do Compiz Fusion



Os efeitos do vídeo acima são de versões em desenvolvimento do Compiz Fusion (o resultado da fusão do Beryl com o Compiz), e foram divulgados no início desta semana.

Saiba mais (br-linux.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emerson Gomes
Muito legal, mas...: Que os efeitos novos são tamanhos eyecandys, sem dúvida alguma. Parabéns pro pessoal do Compiz Fusion!

Agora, eu pessoalmente sinto um pouco de dificuldade em encorporar essas novidades visuais no uso prático do dia-a-dia, elas parecem mais atrapalhar do que ajudar. Talvez isso mude com o tempo, ou não.

É só comigo?


Comentário de andretomasi
Eyecandy: Eu uso e não vejo problemas.. depois de alterar algumas configurações pra deixar os efeitos mais curtos, fica bom, algumas coisas como o Scale realmente ajudam a otimizar o uso da área de trabalho. EMHO.

Mas o Firepaint por exemplo é frescura pura, sem dúvida :)


André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de brunogama
Impressionante!: Muito legal, frescura ou não.

Agora, uma coisa que reparei e gostei, como faz pra colocar cor no fundo do aplicativo. Como o vídeo mostra, eles estão azuis... Alguém sabe?
Comentário de MarceloMF
De se impressionar!: Realmente muito bacana... não aplico d3d no meu dia a dia... mais confesso que quero tentar! Afinal, deve ficar lokissimo programar dividindo os códigos de um sistema no cubo e o resultado em outra parte do cubo... heuiaheuiae, vou brincar com isso xD, abraços a todos.
Comentário de Manoel Pinho
Impressionante: Os efeitos são impressionantes mesmo e o mais legal do Beryl/Compiz é que não é preciso nenhum super hardware. No trabalho eu já testei em um notebook com placa de vídeo Intel onboard e o compiz/beryl funcionam perfeitamente.

Os vista-lovers e os mac-lovers vão ficar com inveja destes efeitos.

Ainda me lembro das discussões que tive aqui no br-linux com várias pessoas que culpavam o uso do X pela suposta "inferioridade" do linux em relação ao MacOS X e ao Windows (na época o XP ainda). Projetos como o Compiz mostram que é possível perfeitamente ter recursos modernos 3D e aceleração por hardware sem sacrificar a enorme compatibilidade e quantidade de programas gráficos Unix/linux já existentes. Além do mais, o X é um sistema gráfico tremendamente bem bolado, padronizado, interoperável e expansível.
Comentário de silveira
\o/: :O
Nossa, de cair o queixo.
Eu acho que essas aplicações aumentam sim a produtividade no dia-a-dia, basta saber usar bem.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de Spock2
Inveja? Talvez nem tanto...: "Além do mais, o X é um sistema gráfico tremendamente bem bolado, padronizado, interoperável e expansível."

Eu simplesmente prefiro desabilitar estes efeitos, pelo fato de várias aplicações deixarem de funcionar corretamente. Exemplo? Muitos jogos, principalmente os que rodam pelo Wine.

Não sei de quem é a culpa, mas o fato é que habilitar estes recursos no Linux traz mais problemas do que soluções, enquanto no Mac OS X e Windows Vista simplesmente habilitamos estes efeitos e só desabilitamos se enjoarmos ou precisarmos de mais performance da máquina.

Se a desculpa for porque o Compiz/Beryl não é um projeto com versão estável ainda, então não podemos nos gabar também, porque a conclusão seria que até hoje não temos uma versão com um mínimo de funcionalidades com uma estabilidade desejada.
Comentário de Wilfredo
A música: Gostei da música escolhida:
Mais qui est la belette -- Manau
Comentário de allanvaliati
Para mim os efeitos: Para mim os efeitos atrapalham mais que ajudam. O "desfoque" da janela enquando ela minimiza/maximiza, cansa muito a vista. Cada segundo que os efeitos tomam no uso irritam.

Mas o painel (barra superior ou inferior) fica MUITO mais natural. Acho que os efeitos deveriam envolver mais os ícones, relógio e wallpaper, como no E17 (alias o elive 1.0 ficou muit show). Imagine seu wallpaper se movendo sutilmente =], seria muito legal, ainda mais se determinados ícones, como o "computador" ou atalhos para as midias fossem integrados a ele.

Além do mais, ainda ficam pesados na minha mx4000 128mb.

Mas, comparando com os concorrentes, o resultado é mais que excelente.
Comentário de andretomasi
Você tenta rodar um jogo: Você tenta rodar um jogo exigente em termos gráficos, feito para outro sistema, ao mesmo tempo em que deixa ativado um outro sistema 3D também exigente, e quer reclamar que dá problema? A idéia do desktop 3D é usar o processamento gráfico quando você está trabalhando NO DESKTOP. Não custa nada você configurar os jogos para desativar o Compiz quando inicia o jogo, e reativar ao final.

Tente rodar um jogo pesado no Windows com Yodm'3d, ObjectDock e outros programas pra tentar personalizar o desktop. Vai dar problema também. Sem contar que no OSX e no Windows você não "desativa esses efeitos", simplesmente porque eles não existem fora do Linux, os dos outros sistemas são infinitamente mais limitados.

E a questão da versão ainda não ser estável, só atesta que os desenvolvedores preferem não lançar qualquer lixo de código como se estivesse pronto, e sim desenvolver pelo tempo que for necessário para que o software esteja realmente pronto..

Se você está usando software em desenvolvimento, deveria saber onde está se metendo e arcar com as consequências, ou então não use antes do lançamento, e ponto final.

André Tomasi
..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de Venom
Para mudar a cor...: Você tem que baixar um esquema de cor do KDE (no KDE-LOOK), salvar com a extensão .kcsrc e importar através do kcontrol.
Comentário de tenchi
Frescuras... aaai. hauahua: Eu até achava, há um tempo atrás, que não passavam de frescura.
Mas um dia, quando fui usar o gimp, com aquele monte de janelas característicos, o joguei para uma área virtual só para ele, enquanto usava outros aplicativos, nas outras áreas. Caramba. Fica muito fácil saber o q está acontecendo em cada área!. E tudo com um simples movimento de mouse (efeito exposé). Quanto ao efeito cubo, este sim é só para impressionar mesmo. Mas arrastar uma janela de um desk para o outro também é muito bom. Me lembra até o enlightenment 0.16...

E tudo isso num Duron 1500 (1343MHz) com uma GF-4 com 64MB de RAM!
O único problema foi (no meu caso, como não desinstalei o beryl) que a decoração das janelas simplesmente não aparecia. O que não impediu que eu ficasse usando o sistema durante horas (a tecla alt é uma mão na roda). Culpa minha, confesso.

Por isso vou instalar o Vista!(ironia) Alias, vou aproveitar e comprar um PC novo, quem sabe um de última geração... Quem viu o Vista sabe que não passa de uma versão beeem mais pesada do XP.
--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Ronaldo
Se alguem souber: Se alguem souber como fazer para funcionar esses aplicativos em uma placa ATI RADEON XT1300 , favor me enviar um email...

Nao consigo fazer funcionar de jeito nenhum no Gentoo aqui... Testei no Ubuntu e tb nao funcionou...


Valew.
Comentário de Spock
Não precisa ser jogo: "Você tenta rodar um jogo exigente em termos gráficos, feito para outro sistema, ao mesmo tempo em que deixa ativado um outro sistema 3D também exigente, e quer reclamar que dá problema?"

O problema é que chega a travar o X. Isto nunca era para acontecer, porque nos outros sistemas não acontece meu caro. E estou vendo o lado do usuário final...

"A idéia do desktop 3D é usar o processamento gráfico quando você está trabalhando NO DESKTOP. Não custa nada você configurar os jogos para desativar o Compiz quando inicia o jogo, e reativar ao final."

Lógico que posso... tanto que nem deixo ele habilitado para não ficar fazendo este tipo de coisa. O problema não sou eu, mas eu estou vendo, novamente, o lado do usuário final que vai querer comparar o Beryl/Compiz com Mac ou Windows (como alguns aqui fizeram). O usuário final não vai gostar de ver o X literalmente travando ou com uma performance anormal rodando Beryl/Compiz, e para solucionar ficar desativando e ativando. O usuário não deve cuidar disto.

Meu colega tem um screensaver do próprio X, que eventualmente trava o mesmo quando entra em operação, apenas quando o Beryl está rodando. Ele tem uma chance de alternar para o um console e matar o Beryl e rodar o metacity, mas se você alternar para o console e voltar para a tela novamente, aí você não faz mais nada. O som continua tocando, o mouse se mexe, mas o teclado não responde de jeito nenhum. A solução é resetar o PC.

"E a questão da versão ainda não ser estável, só atesta que os desenvolvedores preferem não lançar qualquer lixo de código como se estivesse pronto, e sim desenvolver pelo tempo que for necessário para que o software esteja realmente pronto..

Se você está usando software em desenvolvimento, deveria saber onde está se metendo e arcar com as consequências, ou então não use antes do lançamento, e ponto final."

Eu não ligo, sei muito bem que é um software em desenvolvido, demorem o tempo que for preciso, mas que ninguém de nós, que usa Linux, se gabe por ter um super-X cheio de efeitos maravilhosos, mas que é, por enquanto, instável.
Comentário de anakinpendragon
No meu caso o problema com a: No meu caso o problema com a decoração de janelas do beryl só resolvi ( tenho uma geforce 4 também) com acrecimo de alguns parametros no xorg.conf:

Section "Device"
Identifier "Generic Video Card"
Driver "nvidia"
Option "AllowGLXWithComposite" "true"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True" //essa linha a mais
Option "AllowGLXWithComposite" "True" // e essa também
Option "backingstore" "True"
Option "TripleBuffer" "True" // essa aqui ajudou a ficar mais rapido
Option "NvAGP" "3"
EndSection

Comentário de andretomasi
Usuário final?: O usuário final não vai ter que se preocupar com nada disso, ele só vai usar o software quando for realmente estável, por isso ele não vai ter o problema de travar o X, etc. Usuário final não sabe ir atrás do git pra compilar o Compiz e testar; você sabe, então você não é o usuário final padrão.

Meu X roda HL2 no Wine com Compiz ativado, num hardware médio, e é muito estável, como pra muitas pessoas que conheço. Repito, não é porque não funciona pra você que o software é problemático em geral.

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de wagnerluis1982
Impressionante!!!: Muito bom!!!

A criatividade não tem limites.
Comentário de vini_bill
Correção: Desculpa ser chato mas a expressão correta é IMHO ( In My Humble Opinion - Em minha humilde opinião ).

Acho fantástico ter isso no linux por mais que eu ainda não consiga usar ( não tenho uma placa de vídeo com drivers bem suportados em linux - por acaso uma maldita SIS ). Acredito que isso pode melhorar tremendamente a usabilidade para quem está tendo os primeiros contatos com o sistema operacional por tornar mais físicos ( e portanto intuitivos por se assemelharem com o mundo real ) os efeitos visuais. Entretanto acho que isso tem pouca importância quando consideramos usuários são deficientes visuais ( como o projeto GNOME considera ). Eu gostaria de ver mais projetos no sentido de facilitar a vida dos deficientes visuais.

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de brain
EMHO: EMHO me parece o acrônimo correto para a expressão em português...
Comentário de Spock
Discussão sem sentido: "O usuário final não vai ter que se preocupar com nada disso, ele só vai usar o software quando for realmente estável, por isso ele não vai ter o problema de travar o X, etc."

No final das contas, eu e você concordamos que o Beryl/Compiz não está pronto para ser comparado com os efeitos do Mac e Windows Vista, simplesmente porque apresenta problemas graves de estabilidade e não está pronto para o usuárfio final, diferente das outros 2 SOs.

" Usuário final não sabe ir atrás do git pra compilar o Compiz e testar; você sabe, então você não é o usuário final padrão."

Eu sei de tudo isto, não sei porque está falando estas coisas pra mim, nem mencionei qualquer coisa à respeito. Estou vendo o ponto de vista do usuário final, não preciso ser um para poder enxergar certas coisas, como por exemplo, exigir do Beryl/Compiz que não trave, e que a parte de ficar habilitando/desabilitado o mesmo não tem sentido.

"Repito, não é porque não funciona pra você que o software é problemático em geral."

Ah sim, o problema é só comigo então (e com meu amigo). Acho que a discussão acaba por aqui.
Comentário de Spock
NetBeans 5.5.1 com Beryl no Ubuntu: A tela fica em branco, ou melhor, no "cinza Java". Não aparece nada na tela.
Comentário de andretomasi
EMHO: Oi Vini, não estás sendo chato, apenas desatento.

Nos fóruns do Ubuntu em inglês realmente uso IMHO.. No BR-linux, a linguagem predominante é português, então utilizo EMHO (Em Minha Humilde Opinião).

[ ]'s


André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de andretomasi
Google is your friend: Adicione ao /etc/profile (e reinicie o X)

export AWT_TOOLKIT="MToolkit"

Na última versão do Compiz-Fusion esse bug já foi corrigido.

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de Spock
Obrigado =D: Vou testar depois, se não funcionar eu volto =P
Comentário de jcarlos
Filme: Alguém sabe o nome daquele filme com o garoto de cabelo cinza?
Comentário de theneus
rs.. tambem estou querendo: rs.. tambem estou querendo saber...rs
Comentário de Valerio
Nome do Filme: Acho que é esse.

Arthur e os Minimoys

http://www.arthureosminimoys.com.br/br/
Comentário de tenchi
Depois de um ano...: Não vi o vista pessoalmente (somente um starter edition), mas li algo interessante na INFO deste mês:
"(...) O Windows desabilitou a interface Aero ao ser instalado? Em geral, isso ocorre porque o sistema avaliou que seu micro não têm capacidade para rodá-lo. Você pode habilitar esse recurso para ver o que acontece. Como isso envolve riscos (o micro pode parar de funcionar), só recomendamos o experimento para usuários avançados. (...)"

Pode não ter muito a ver com a conversa, mas mostra que a interface aero, além de bem pesadinha, pode travar seu PC (não sendo portanto, totalmente estável). Tá, isso é o mesmo que rodar um Counter Strike num 486, mas... Parar de funcionar é engraçado... ;-)

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de kuiava
Nome da Música do vídeo....: Pessoal, alguém sabe o nome da música (ou do grupo) do vídeo?? Achei muito legal... aliás, essa fusão do compiz+beryl tá show de bola....

[]'s
Comentário de kuiava
Música/grupo do vídeo: Pessoal, alguém sabe o nome da música (ou do grupo) do vídeo?? Achei muito legal... aliás, essa fusão do compiz+beryl tá show de bola....

[]'s
Comentário de Manoel Pinho
Manau: O grupo chama-se Manau e o nome da música é "Mais qui est La Belette"
Manau
O site do grupo é esse

http://www.manau.com/
Comentário de Fernando Nascimento Nakamura
Concordo: Concordo com o amigo acima, falar que algo é frescura é criticar sem saber usar... plugins de escrever na tela podem ser muito útil, quem sabe, em uma palestra. O palestrante não precisa ficar fazendo infinitos movimentos circulares com sua caneta-laser, pode facilmente destacar com setas ou círculos no próprio Desktop.

Outros efeitos, dentre eles o cubo, tornam o Linux um SO cada vez mais atrativo para os usuários Windows ou Mac.
Já ouvi muita gente dizer que não troca Mac porque é mais "bonito" (!)

A força do design não deve ser subestimada. Hoje vc preferiria comprar um Gol antigo, todo quadradinho, ou um 2007, com design estilizado? Sem levar em conta o quanto seu desempenho é melhor, claro.

Acredito que com o tempo nosso SO livre vai ganhar cada vez mais usuários... muitos esforços estão sendo feitos para atraí-los, tal como a facilidade de se instalar (o que já existe hj em quase todas as distros com live-cd e instalador prático), e efeitos no Desktop.

Eu apoio todas as 'frescuras' e a cada passo fico mais ansioso para ver o que vem por aí, quem sabe um dia não contribuo para tal, já que estou me especializando nessa área!

Fernando Nakamura
Comentário de jobster
Gol antigo X Gol 2007: Prefito comprar um gol GTI antigo do que um 2007 1.0
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004