Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Serviço de instalação CNR da Linspire será agora multi-distribuição


“Para quem não se lembra, há algum tempo a Linspire liberou o código do seu sistema Click'n'Run (CNR) e o colocou como gratuíto. Agora, a Linspire anunciou também que pretende tornar o CNR multi-distribuição, ou seja, será compatível com várias distribuições. Está planejada compatibilidade com sistemas baseados em RPM (Fedora, Mandriva, OpenSuSE...) e em DEB (Debian, Ubuntu, Kurumin, Knoppix...)”


Enviado por Fábio Emilio Costa - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eu mesmo
Ótimo para o desktop: Isso vai ser ótimo para o desktop e vai facilitar muito a vida do usuário final. Fico feliz que a Linspire tenha tomado essa decisão! Agora pelo menos não vai mais ter uns babacas falando que todo programa para Linux tem que ser compilado, instalado dependências etc (tá certo que muitos já podem usar recursos como apt-get, rpm etc, mas tem gente que adora falar que o Linux não está pronto para desktop -.- provavelmente os mesmos babacas que frequentam o knal #Linux na brasnet heuehehehehehe)
Comentário de maiconfaria
Parece interessante !: Parece interessante !
Estou querendo dar um computador pra minha sobrinha 10 anos e gostaria que houvesse um método absolutamente dummie pra instalar aplicativos.
Comentário de Ricardo US
Já era tempo: Há quantos anos Linux existe?
Já tinha passado da hora de alguém fazer isso. Enquanto cada distribuição tiver sua maneira "particular" de instalar programas vai ser uma torre de Babel... Apoio tal iniciativa mas esperava que ela tivesse sido feita por alguém da Linux Foundation. Um detalhe eh que se a pessoa quer continuar a instalar os programas com "tar", "rpms" ou "debs" ela ainda pode, assim reclamações vão ser infundadas pq a liberdade continua nas mãos do usuário.

Comentário de brain
só mais um: Ricardo, quando o CNR passar mesmo a ser multi-formatos, será apenas mais um entre os múltiplos serviços e formatos que já existem hoje e provêem esta funcionalidade. Nenhum deles se popularizou, mas alguns deles são bastante bem implementados.
Comentário de wagnerluis1982
Quando eu entrei no mundo do: Quando eu entrei no mundo do Linux, há pouco tempo atrás, eu ficava me perguntando isso todo o tempo, tanto essa questão da instalação dos pacotes como as mil maneiras de se configurar algo.

Como o Augusto falou, só o tempo dirá se o CNR ou Autopackage ou qualquer outro que exista com a função de ser multi-distribuição será largamente implementado.

Claro que para fisgar novos usuários, uma mudança nesse sentido ajudaria, e muito.
Comentário de popolony2k
É importante sim um serviço que unifique ....: ...esse processo e que acabe com essa despadronização e como disse o camarada acima, quem quiser usar .deb, .rpm ou um simples tar.gz que fique a vontade pois Liberdade é Liberdade.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de ufa
Meu sobrinho tem 8 anos e: Meu sobrinho tem 8 anos e ripa cds de audio, grava cds de mp3 para escutar no som do carro, mexe no Beryl, joga uma porção de jogos (freecraft, supertux, openquartz, wormux, etc), e acessa o cartoonnetworks.

O Linux, para quem nunca viu computador ( principalmente o Gnome, pela simplicidade) é mais fácil do que o windows.






Comentário de emersonmello
para mim a maior: para mim a maior contribuição deste CNR é unicar em um único sítio (estilo um superdownloads.com.br) todos os pacotes disponíveis para sua distribuição. E os caras são espertos, aproveitam este catalogo de pacotes para disponibilizar software pagos.

bem bolado!!!

mas me pergunto: softwares não tão populares estarão disponíveis neste catalogo? Creio que não, então outra pergunta: Esse CNR trará facilidade pra mim na hora de instalar um software que eu puxei de um outro lugar, por exemplo, um .tgz, um .deb (com N dependencias) ou mesmo .src.tgz...?

Pra instalar um software, um tal de arrastar e soltar seria supinpa! :-D
Comentário de maiconfaria
SIM, e naum é nada fora da: não é nada fora da casinha, um esquema desse tipo de arrastar e soltar, usando nautilos ou o konqueror em algo parecido com a do cnr, contendo as definições do programa screenshoots e alguns comentarios dos usuários, eu acho que seria interessante incluir essas parâmetros no próprio apt.

Comentário de AD
Pelo que compreendo, o CNR: Pelo que compreendo, o CNR não tem nada a ver com o autopackage. Ele apenas será (é) uma interface que liga a página de descrição ao pacote, tanto é que você pode usar o apt-get no Freespire/Linspire sem qualquer problema.
Ao meu ver, ele apenas esconderá o formato e o processo do usuário.
Comentário de wagnerluis1982
Dessa forma então é: Dessa forma então é superior ao autopackage que realmente bagunça com o gerenciamento de pacotes do sistema.

Dessa forma, o desejo do Ian Murdock de criar um pacote múliplo com uma camada de abstração (pelo que eu entendi) não será mais necessário com o uso do CNR (se este realmente funcionar pra o que ele quer).
Comentário de Marcelo Mendes
Clique e instale: Existe no Ubuntu (e provavelmente no debian) um pacote que cumpre bem (de maneira simples) essa necessidade de se clicar em alguma coisa e instalar, o nome dele é Gdebi, basta você dar um duplo clique pelo nautilus que uma interface bem simples aparece pra você com algumas informações sobre o pacote e um botão [Install], engraçado que ninguém lembra do coitado. :(
Comentário de laurocesar
Gravar CD/DVD: Ele grava direto pelo nautilus? Porqye eu até hoje não me entendi com o Gnomebaker... vive dando problema (erro de gravação). Instalei ontém, a contragosto o K3B que dizem ser ótimo, não pela qualidade mas por ter que baixar um punhado de bibliotecas do KDE mas ainda não testei, espero que resolva meu problema. Adoro o Gnome, mas tem alguns programas do KDE que parecem ainda não ter concorrentes à altura em GTK, entre eles o K3B e o Amarok que também acabei instalando ontém.

Um abraço a todos!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATER
Comentário de Julio Nascimento
Ontem baixei o .deb do Gizmo: Ontem baixei o .deb do Gizmo e ao clicar nele no Nautilus o gdebi entrou em ação. Nem conhecia este programa. Ele verificou as dependências e me informou que estava tudo ok. Cliquei em instalar e pronto. o Gizmo tava funcionando....
Muito mais fácil que Windows. Totalmente dummie.
Fiquei impressionado com a facilidade e a rapidez.

Comentário de curl
Eu conheço o gdebi e adoro: Eu conheço o gdebi e adoro ele, já que ele instala as dependências do pacotes ao invés de dar uma mensagem do tipo "Libxyz não encontrada", mas uma das coisas que gostei no cnr é ter uma interface única para diversas distribuições já que é confuso pro usuário chegar na página de downloads de um programa e ver uma lista com deb pra debian, deb pra ubuntu, rpm pra fedora, rpm pra mandriva e assim vai, deixando a pessoa perdida sem saber o que baixar.
Comentário de hamacker
Faz um certo tempo que o: Faz um certo tempo que o nautilus grava CDs diretamente com o tal copiar/colar, incluindo o botão direito do mouse sobre um arquivo .iso (só disponivel se os pacotes gnome-vfs, nautilus-cd-burner estiverem instalados). Mas sou sincero em dizer que ainda sou da moda antiga que prefere usar um programa especifico para isso onde eu possa escolher multisessão, caracteres de conversão, etc...

É uma questão de opnião, mas ainda acho o K3B melhor que qualquer outro programa windows ou linux, o brasero[1] chega muito perto do K3B em features. O amarok também é minha opnião já é inferior ao Listen ou mesmo o Rhythmbox.

Cada vez mais, KDE e GNOME se rivalizam, o primeiro quase um SO completo e o segundo completamente decentralizado, porém simples.

[1] http://perso.orange.fr/bonfire/features.htm
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004