Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux no desktop: a despedida do desenvolvedor Con Kolivas


“O nome Con Kolivas é muito conhecido entre todos que gostam de recompilar o Kernel e instalar patches. Ele é um dos principais desenvolvedores dentro da área de usabilidade e desempenho em desktops dentro da equipe de desenvolvimento do Kernel Linux e os patches -ck são muito famosos por melhorarem o desempenho e responsividade do sistema em desktops.

Apesar do grande interesse em torno de seus patches e o fato de alguns deles terem sido incorporados à árvore principal do Kernel, Con Kolivas acabou decidindo deixar tudo isso para trás para dar mais atenção à vida pessoal e à carreira profissional, sem dúvidas uma perda importante para todos que usam alguma distribuição Linux em seu PC ou notebook.”


Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leandrobaida
Grande perda: É realmente uma grande perda para a comunidade a saída do Sr. -CK, que muito contribuiu para a evolução do linux.
Sabemos que ainda existem grandes nomes atuando junto com ele, contribuindo com patches e código de qualidade, mas aposto que eles também se espelhavam em Con.
Sei que distribuições como Knoppix e mesmo o Kurumin são muito gratas ao seu trabalho, esperteza, visão e criatividade... e eu também.
Uma boa "viajem", Mr -CK.

--
Analista Software Livre e Linux
$ cd //; pwd

Comentário de joaoemanuel1981
Pelo que eu entendi também: Pelo que eu entendi também ele estava decepcionado com os desenvolvedores porque priorizam mais a parte do servidor do que desktop, mostrando assim que a promessa do Linus em ponderar os esforços entre desktop e servidor está longe de acontecer. Sim as distros personalizam seus kernels, mas para os desenvolvedores como Kolivas é muito melhor que fosse na árvore principal do kernel. Bem também não podemos punir sumariamente os desenvolvedores do kernel já visto eles nunca esconderam que preferem um kernel voltado para servidor, por causa de exemplos como o Windows 4.
Comentário de silveira
Pena: Eu nunca compilei um kernel usando explicitamente os patches do Kolivas, mas confesso que já havia ouvido falar deles e tinha interesse em o faze-lo.

Porém eu não acho que o Linux falhou no Desktop por conta do Kernel, mas sim das distribuições e dos usuários veteranos que várias razões não toleram algumas facilidades de distribuições mais voltadas para o público geral.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de anon
Haiku: Ele podia ir para o Haiku. :P
Comentário de CWagner
Creio que a "falha" do Linux: Creio que a "falha" do Linux no desktop é a falta de um Kill App, ou seja um programa best seller (OK, nem tão seller assim), que tivesse sido ou ainda seja adotado em massa e fizesse o marketing do S.O.

Quem não se lembra do Corel Draw para windows 3.0, do FoxPro, ou mesmo do PrintArtist? Essas foram aplicações que criaram "mercado" para o Windows em suas épocas, e o que esses programas têm que as contrapartidas em SL não têm?

Seria o interesse de uma empresa em fazer com que seus softwares seja adotados por uma crescente parcela de usuários de Linux e outros S.O. livres? Ou seria a falta de ambientes de desenvolvimento (IDE) necessária (?!?!?) para aplicações com apelo semelhantes aos principais programas de 10 ou 15 anos atrás?

Seria papel das distribuições criarem aplicações para desktops que poderiam alavancar o uso do S.O. livre mais famoso do momento, em vez de ficarem "apenas" empacotando os softwares das comunidades?

As distros maiores deveriam focar mais em desktops ou devem continuar apenas investindo em soluções para servidores como melhoria de performance de I/O, virtualização e o escambau?

Seja qual for a razão não creio que os desenvolvedores do kernel sejam culpados pela não adoção maciça do Linux em desktops.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu acho que o motivo: Eu acho que o motivo verdadeiro da despedida foi a escolha do CFS (Completely Fair Scheduler) do Ingo Molnár no lugar do SD (Staircase Deadline) do Kolivas no kernel (o CFS será o scheduler que virá no 2.6.23), particularmente eu tenho menos problemas de performance com o scheduler do Kolivas, que é desenvolvido a mais tempo e para mim lembra os bons tempos do shceduler (quando eu ouvia música, compactava arquivos bz2 e copiava uma quantidade considerável de arquivos de m HD para o outro sem glitches no áudio que eu tenho percebido de vez em quando), usei ele num kernel compilado em um laptop bem velho (AMD K6) e a conexão de rede continuava muito boa se eu fizesse um download e compilasse algo ao mesmo tempo, diferente do CFS que puxava todos os recursos do processador para a compilação e fazia a rede ficar instável na taxa de transferência...
A notícia é antiga, mais ou menos 20 de Junho, o Kolivas anunciou isso.
Comentário de Ricardo Carvalho
Blerp, faltou adicionar:: Blerp, faltou adicionar: "(...) que me lembra os bons tempos do scheduler (e não shceduler) do kernel 2.4 (...)".
Comentário de thiagoaraujos
Tradução da Entrevista: Achei a entrevista bem interessante e acabei traduzindo integralmente. Só não sei pra onde enviar... aqui, talvez? Queria uma sugestão.
Comentário de Roger de Almeida
Um tempo atrás, quem pediu: Um tempo atrás, quem pediu uma licença para cuidar da vida pessoal, foi o Alan Cox. Ele deu uma pausa para defender a sua tese e assim que terminar ele retorna. É isso ai. Todos nós precisamos fazer escolhas para seguir na vida. Desse modo, a gente refresca a cuca, amplia os conhecimentos, acerta a vida amorosa e assim por diante. Somos humanos. Não somos maquinas!!

Roger()
Comentário de anon
Tradução.: Eu gostaria de ler a tradução :) gnu.groups@gmail.com
Comentário de thiagoaraujos
OK!: Enviei pro seu e-mail. Só falta saber quem está disposto a ler e/ou publicar... não faço idéia por enquanto.
Comentário de Peter Parker
Publicar?: Bom, se for por falta de espaço, eu publico. Me manda e eu coloco os créditos: rael.gc@gmail.com
--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Peter Parker
Tradução: Tradução publicada:

http://www.raelcunha.com/packages/blog/pages/index.tpl.php?post=205

--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Diogo
Sem ser rude.: Não gostaria de ser rude, de maneira alguma, mas aconselho a todos que desejem fazer algum comentário que leiam a entrevista. Muitos dos comentários nada tem a ver com o que de fato esta escrito.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004