Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Não é mais teoria: já se conhece um caso de servidor OpenVPN comprometido via bug Heartbleed

De uma tacada só, os atacantes usaram o Heartbleed para dar a volta tanto no sistema de autenticação de múltiplos fatores e no sistema de verificação que buscava garantir que os clientes da sua VPN pertenciam à empresa e estavam rodando determinados sistemas de segurança.

Embora só na quinta-feira tenha circulado amplamente a informação sobre a infame vulnerabilidade no OpenSSL também afetar o OpenVPN, o ataque bem-sucedido ao concentrador de VPNs de uma corporação de grande porte que foi divulgado ontem iniciou há quase 2 semanas, já no dia 8 – um dia depois da divulgação da existência do próprio bug Heartbleed, inicialmente associado a um risco contra servidores web (https).

Não foi divulgada qual a empresa afetada, só que ela é de grande porte e conta com meios avançados de detecção de ataques – mas eles não foram suficientes para evitar que este ataque em particular se consumasse. Seus logs indicam que apenas 17.000 tentativas de leitura de memória por meio do bug foram necessárias.

Ao contrário do que ocorre com servidores web, este ataque bem-sucedido a um servidor OpenVPN não tentou obter senhas ou outras informações pessoais dos usuários, mas sim ter acesso a tokens confirmando a autenticação bem-sucedida de sessões existentes – e aí os atacantes usaram esses tokens para sequestrar as conexões dos usuários legítimos, usando-as.

Como o primeiro caso conhecido ocorreu no dia 8, é possível que o seu procedimento de segurança exija que você faça revisão dos logs dos seus próprios servidores OpenVPN. Se for o caso, os responsáveis pela identificação da invasão acima sugerem que você pesquise por situações em que mais de um IP usou a mesma sessão VPN paralelamente – meras mudanças de IP ao longo da sessão são comum em casos legítimos, mas o uso simultâneo por 2 IPs é um forte indício de que havia algo estranho – como um sequestro de sessão – em andamento. Feliz Páscoa! (via arstechnica.com - “Heartbleed maliciously exploited to hack network with multifactor authentication | Ars Technica”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados