Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Maddog adverte: países devem desenvolver tecnologia própria e não confiar seus dados aos EUA

Via g1.globo.com:

Não podemos pensar computadores como pensávamos na década de 1990. É batendo nessa tecla que Jon 'Maddog' Hall, diretor-executivo da Linux Internacional, apontou para a necessidade dos países investirem em suas próprias soluções computacionais, especialmente as nações que enfrentam problemas econômicos. “Vocês não podem confiar nos Estados Unidos no que diz respeito aos dados, Edward Snowden mostrou bem isso. Mas também não devem confiar na Alemanha, no Uruguai ou em nenhum outro país, a não ser nas pessoas que são leais ao seu país”, defende Maddog.

Hall participou, nesta sexta-feira (25), da terceira edição da Campus Party Recife, onde deu uma palestra sobre software livre. Ao afirmar que os países devem desenvolver suas próprias tecnologias – e não exportá-las - o executivo lembra que, em casos de embargos, o país pode se ver refém e escravo de seus próprios sistemas.

Segundo ele, essa escravidão acontece também quando se investe em softwares pagos, ao invés dos livres. “Quando falamos 'free', falamos em liberdade quanto ao software e quanto a fazer o que você quer fazer. Quando você é um escravo do software, [as empresas desenvolvedoras] dizem quando você vai atualizar, como configurar, ou que você pode usar por um tempo limitado”, explica.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados