Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

InfoWorld: O open source venceu, e estamos vivendo no mundo pós-open source

Estamos em plena revolução pós-open source, na qual o software é cada vez mais importante, mas os termos de licenciamento importam cada vez menos, especialmente no contexto de posicionamento contracultural antagônico em relação às corporações.

A opinião é de Matt Asay (ex-Diretor de Operações da Canonical, diretor para as Américas da Alfresco, hoje vice-presidente da empresa por trás do MongoDB) que, em sua coluna na InfoWorld, observa que as empresas perceberam que muito pouco código corporativo serve realmente como diferencial competitivo, e todo o restante pode ser disponibilizado, pois não justifica o esforço de mantê-lo protegido ou restrito – nem mesmo pelas exigências das licenças recíprocas (copyleft, como a GPL).

Em paralelo, a adoção de licenças da família GPL em projetos de repositórios públicos como o GitHub está em declínio há alguns anos, enquanto a adoção de licenças estilo Apache está em crescimento acentuado e quase empatando com a GPL & cia., e a ampla maioria dos projetos do GitHub nem mesmo identifica alguma licença – o que juridicamente equivale a dizer que o código é proprietário e as restrições usuais do copyright se aplicam a ele, mas na prática – segundo o autor – indicam que os desenvolvedores desses projetos simplesmente não se importam mais com os termos de licenciamento, apenas em publicar o código.

Tudo isso porque o open source chegou lá. Hoje não é mais o concorrente ou a alternativa, e sim o modelo por trás de tendências como a nuvem, big data e mobile.

Ah, e ele também diz que após anos de discussões, o open source venceu o free software. (via akamai.infoworld.com - “We're living in a post-open source world | Open source software - InfoWorld”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados